Leitos de UTI para pacientes 'não covid' estão perto de atingir lotação máxima em Saquarema

Leitos de UTI para pacientes ‘não covid’ estão perto de atingir lotação máxima em Saquarema

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SAQUAREMA

Nesta quinta-feira (11), a cidade tinha apenas 1 vaga para UTI “não Covid”. Já para os pacientes com coronavírus, a cidade tem 3 leitos de UTI disponíveis; em caso de lotação, novos pacientes serão transferidos para outros municípios.’

O Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, o único de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, está perto de atingir a lotação máxima dos leitos de UTI para pacientes “não Covid”.

Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema, está próximo da lotação máximo para leitos de “não Covid” — Foto: Anna Beatriz Lourenço/Inter TV

A unidade tem, ao todo, 5 leitos UTI e 20 leitos de enfermaria destinados a pacientes com outras doenças que não sejam Covid-19. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (11), apenas um leito UTI estava disponível. Na terça (9), todos os leitos de UTI estavam ocupados. Já os de enfermaria estavam todos ocupados.

Para os casos de coronavírus, a rede pública de saúde de Saquarema tem o total de 6 leitos de UTI destinados a pacientes em estado grave. A taxa de ocupação deles está em 50%, já que 3 estão ocupados e os outros 3 livres.

Segundo uma plataforma virtual disponibilizada no site da prefeitura, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, não havia mais vagas nas UTIs, quando os 6 leitos ficaram ocupados. A Secretaria Estadual de Saúde informou em nota que, quando o Hospital atinge a lotação máxima, os pacientes podem ser internados em outras cidades do estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura reforçou que sempre que a rede municipal de saúde chega perto da lotação máxima, é iniciado o processo de solicitação de transferência através do sistema CER (Central Estadual de Regulação). A vaga pode sair para qualquer hospital da rede estadual, em qualquer horário. A vaga saindo, o paciente é encaminhado imediatamente.

Devido à pouca oferta de leitos, o percentual de ocupação do hospital tem grandes oscilações a cada internação de paciente, e varia entre 100%, 67% e 50% de ocupação, por exemplo.

Para evitar um colapso na unidade, em maio do ano passado a prefeitura transformou o Posto de Urgência de Saquarema em um ponto de apoio para internação de pacientes com Covid-19.

No total, são 22 leitos de enfermaria destinados a pacientes com Covid-19, sendo que 13 ficam no Hospital Nossa Senhora de Nazareth e 9 no PU de Saquarema. Deste total, onze leitos estavam ocupados, até a quarta-feira (10), segundo a Secretaria de Saúde.

As informações referentes ao número de leitos disponíveis, evolução dos casos de Covid-19, número de vacinados, decretos e demais temas pertinentes ao Coronavírus em Saquarema estão disponíveis no site da Prefeitura, que é atualizado diariamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Casos de Covid-19

Até esta sexta-feira (12), Saquarema soma 2.498 casos de coronavírus confirmados, 139 óbitos e 22 casos suspeitos em análise. Na campanha de imunização, 5.209 pessoas foram vacinadas.

Com informações do G1/Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *