MACAÉ – Sobe número de desalojados da chuva em Macaé e aulas permanecem suspensas

CIDADES MACAÉ REGIÃO DOS LAGOS

Canal da Lagoa de Imboassica foi aberto para ampliar o escoamento da água.

 

O número de desalojados pela chuva em Macaé, no interior do Rio, é de 59 pessoas, segundo o último levantamento feito pela prefeitura. As aulas na rede pública de ensino permanecem suspensas nesta sexta-feira (9).

Gabinete de crise é montado no Centro de Convenções de Macaé — Foto: Paulo Henrique Cardoso/ Inter TV RJ

Dentre as medidas adotadas pela prefeitura ainda na quinta-feira para minimizar os impactos da chuva está a abertura da Lagoa de Imboassica para o mar. O objetivo é ampliar o escoamento de água nos bairros adjacentes.

De acordo com a prefeitura, são 36 desalojados na área urbana e 23 na região serrana do município. Um gabinete de crise foi montado Centro de Convenções do município com equipes das secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Saúde.

O volume esperado de acúmulo de água é de 30 mm para esta sexta. De acordo com a Defesa Civil, choveu 120 mm na área central e 240 mm na região serrana, entre quarta (7) e quinta-feira (8), quando a média para toda a cidade era de 140 mm no mês.

O município decretou estado de calamidade após o temporal que causou a queda parcial de uma ponte e provocou alagamentos em vários pontos da cidade.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social atuam nas comunidades Novo Rio, Piracema, Ilha Leocádia, Malvinas, Nova Holanda e Nova Esperança, ação conjunta com a Defesa Civil.

De acordo com a Prefeitura, no distrito de Trapiche, o trabalho de montagem da ponte que sofreu queda parcial continua nesta sexta-feira. O transporte de passageiros acontece com baldeação. Tendas estão sendo montadas pela prefeitura nas duas extremidades para o embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com o município, na noite de quinta-feira (8) o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) iniciou montagem de passarela de pedestres no local, com previsão de término nesta sexta.

Transtornos no bairro Ajuda de Baixo — Foto: Washington Silva | arquivo pessoal

Um morador do bairro de Ajuda de Baixo enviou a reportagem imagens de um lago do local que transbordou na quinta-feira e invadiu uma rua na entrada do bairro. O vídeo mostra a população tentando desobstruir uma manilha no lago e retirar a sujeira deixada na rua.

Segundo a prefeitura, uma equipe está sendo deslocada para o local na manhã desta sexta-feira.

A Defesa Civil atende chamados pelo 199. Na região serrana o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério (22) 2793-3846.

 

 

Fonte G1/Inter TV





Boticario

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *