Mico-leão-dourado e 50 pássaros que viviam em cativeiro são devolvidos à natureza em Cabo Frio

Mico-leão-dourado e 50 pássaros que viviam em cativeiro são devolvidos à natureza em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Os animais foram resgatados durante operação que desmontou uma quadrilha de traficantes de animais.

Um mico-leão-dourado e 50 pássaros que vivem em cativeiro foram devolvidos à natureza nesta segunda-feira (17) por agentes da secretaria de Meio Ambiente e da coordenaria de Assuntos Fundiários de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

Animas silvestres seriam vendidos em feira na Baixada Fluminense, mas foram resgatados em operação no último sábado (16) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Os animais foram resgatados no último sábado (16), em uma operação conjunta com a Polícia Militar que desmontou uma quadrilha de traficantes de animais silvestres.

De acordo com a Prefeitura, todos os animais soltos nesta segunda foram submetidos à exames clínicos que constataram bom estado de saúde.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, os locais de soltura não foram divulgados para que os animais sigam sendo preservados, “mas são biomas capazes de proporcionar rápida readaptação dos animais”, afirmou a pasta.

A operação

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, a ação de captura dos animais em cativeiro é resultado de um trabalho de investigação que durou cerca de seis meses e foi realizado pelos agentes municipais e estaduais que encontraram micos mortos e armadilhas para pássaros, durante as operações rotineiras de fiscalização.

“Podemos afirmar que essa operação foi a mais importante já realizada pela secretaria do Meio Ambiente em Cabo Frio. Do resgate dos animais à prisão dos responsáveis, tudo foi realizado com perfeição e serve de exemplo para que as pessoas não façam tráfico de animais silvestres pois, em Cabo Frio, há uma fiscalização atenta e atuante”, afirmou o secretário.

Durante a operação, os fiscais do município e a Polícia Militar foram até a casa dos denunciados.

No local, o dono do imóvel confessou que levaria os animais para serem vendidos na feira em Duque de Caxias e foi preso.

Um dos micos, que já estava bastante debilitado, morreu

A polícia e os agentes municipais investigam, ainda, o paradeiro de mais uma pessoa que capturava os animais, inclusive dentro da APA do Rio São João e no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado.

“Podemos afirmar com tranquilidade que esse crime de captura e tráfico de animais silvestres está intrinsecamente ligado à questão das invasões de áreas de proteção ambiental. A pessoa que capturava os animais e que, agora, está presa, construiu uma casa dentro da área do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, nossos agentes fundiários demoliram a casa e ele voltou a construir. Inclusive, no momento da detenção ele estava nessa casa”, afirmou o coordenador de Assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio.

A ação contou com o apoio dos policiais militares do DPO de Tamoios.

A população pode denunciar crimes contra o meio ambiente pelo e-mail secmacabofrio@gmail.com e crimes de invasão de áreas de proteção ambiental ou públicas pelo e-mail cogeafcabofrio@gmail.com.

Com informações do G1/ Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *