Bancos estão em fase de ajustes para ofertar crédito pelo Pronampe
As micro e pequenas empresas devem começar a ter acesso ao crédito por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) ainda nesta semana, afirmou hoje (9) secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Jorge da Costa.
De acordo com o secretário, os bancos estão fazendo ajustes nos sistemas para começarem a ofertar o crédito. “Esperamos que esta semana ainda o dinheiro chegue na ponta”, disse em transmissão pela internet para apresentar o protocolo lançado pelo Sebrae para a retomada da atividade econômica por micro e pequenos empresários.
Empréstimo
A Lei nº 13.999/2020 que cria o Pronampe foi publicada no Diário Oficial da União no dia 19 de maio. O objetivo é garantir recursos para os pequenos negócios e manter empregos durante a pandemia do novo coronavírus no país.
Micro e pequenos empresários poderão pedir empréstimos de valor correspondente a até 30% de sua receita bruta obtida no ano de 2019
Pelo texto, aprovado no fim de abril pelo Congresso, micro e pequenos empresários poderão pedir empréstimos de valor correspondente a até 30% de sua receita bruta obtida no ano de 2019. Caso a empresa tenha menos de um ano de funcionamento, o limite do empréstimo será de até 50% do seu capital social ou a até 30% da média de seu faturamento mensal apurado desde o início de suas atividades, o que for mais vantajoso.
As empresas beneficiadas assumirão o compromisso de preservar o número de funcionários e não poderão ter condenação relacionada a trabalho em condições análogas às de escravo ou a trabalho infantil. Os recursos recebidos do Pronampe servirão ao financiamento da atividade empresarial e poderão ser utilizados para investimentos e para capital de giro isolado e associado, mas não poderão ser destinados para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios.
Receita
A Receita Federal informou que iniciou hoje o envio de comunicado às micro e pequenas empresas, com a informação do valor da receita bruta, com base nas declarações desses contribuintes ao fisco, para viabilizar a análise à linha de crédito do Pronampe, junto às instituições financeiras.
A partir de hoje, o comunicado será enviado via Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) as empresas optantes pelo Simples Nacional.
Na segunda etapa, que terá início a partir do dia 11 de junho, o comunicado será enviado via Caixa postal localizada no e-CAC às micro e pequenas empresas não incluídas no Simples Nacional.
Segundo o Fisco, somente receberão os comunicados as micro e pequenas empresas que declararam suas receitas. A Receita acrescenta que caso exista divergência na informação da receita bruta ou não tenha ocorrido a entrega da declaração, a retificação ou inclusão da informação de receita bruta deverá ser realizada por meio da declaração.
De acordo com a Receita, o Pronampe poderá ser acessado por um total de aproximadamente 4,58 milhões de microempresas e empresas de pequeno porte (cerca de 3,8 milhões do Simples e cerca de 780 mil de fora do Simples).
Crédito é bom, mas planejamento é necessário
É importante ressaltar que – mesmo com a disponibilização de novas linhas de crédito no mercado – existe uma necessidade contínua dos empresários se organizarem financeiramente. E daí que surgem ferramentas para auxiliar diretamente nesse planejamento financeiro empresarial , com controle de fluxo de caixa, emissão de nota fiscal etc.
Com informações da Agência Brasil / Edição: Aline Leal
Curta nossa página no Facebook
Últimas Notícias
- Cadeirante é executado pelas costas na porta de bar em São Pedro da AldeiaAlexander Gonçalves dos Santos, que era proprietário do bar, foi atingido com vários tiros na frente de clientes. Assustados, moradores disseram que vítima sempre foi querida e que o local era tranquilo
- Pai e filha de 11 anos que estavam de bicicleta na calçada são atingidos após acidente entre dois carros em Cabo FrioSegundo testemunhas, motoristas de dois carros ‘apostavam corrida’ na Av. Júlia Kubitschek, no começo da tarde desta quarta-feira (18).
- A Idealize Pesquisas Anuncia os Destaques em Atendimento e Qualidade de 2024 em São Pedro da AldeiaApós uma pesquisa popular, algumas empresas foram reconhecidas pela excelência e credibilidade, recebendo o certificado de destaque na cidade
- FESTIVAL LITERÁRIO ENERGIA PARA LER DESEMBARCA EM SÃO PEDRO DA ALDEIAAlém disso, o público terá acesso a uma biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda
- Escritor Jailson Silva é Destaque na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024Jailson Silva participou da Bienal no estande da Ler Editorial (Stand K79), onde recebeu o Prêmio Livro Destaque Bienal São Paulo 2024