Decreto altera funcionamento do comércio na Zona Laranja em Cabo Frio

Ministério Público quer retomada das aulas presenciais em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Prefeitura disse que ainda não foi notificada oficialmente, mas que cumprirá todas as orientações acordadas com o Ministério Público durante as reuniões ocorridas desde que a nova gestão assumiu as funções.

O Ministério Público do Estado quer a retomada presencial das aulas, ainda que de forma limitada e/ou híbrida, e de forma segura, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

O pedido foi feito pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Cabo Frio e pela Força-tarefa de Educação do MP, por meio de Ação Civil Pública, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, em face do município e do prefeito, José Bonifácio Ferreira Novelino.

Para o MPRJ, as aulas presenciais devem ser reguladas de acordo com os níveis de risco (bandeiras sanitárias ou outro requisito sanitário), de forma coerente e observando a essencialidade da atividade educacional, que segundo o órgão, é um direito fundamental.

Consta nos pedidos da Ação Civil Pública, que para retomar as aulas, o município apresente um cronograma e um plano de ações, que devem ser informadas semanalmente, acompanhando o monitoramento de risco da Secretaria de Estado da Saúde; que seja facultativa a presença do aluno em sala, como prevê a Lei Estadual nº 8.991/20, entre outros pontos.

Segundo o Ministério Público, o prefeito opta por “violar o direito à educação por entender, de modo injustificado, que as bandeiras sanitárias apresentadas pela SES-RJ são inválidas, e que todas as demais atividades comerciais e de prestação de serviços em Cabo Frio são mais prioritárias que a Educação, em completo desrespeito à ordem constitucional e legal”.

O MP cita ainda os chamados dos organismos internacionais de Direitos Humanos que vêm alertando a respeito da urgência em se promover a reabertura das escolas para evitar um desastre social, com o prejuízo imediato aos alunos não só no processo de aprendizado, mas também no convívio social, cultural e cognitivo, com grave risco de essa geração padecer do rompimento com o vínculo escolar.

De acordo com o Ministério Público, Cabo Frio não tem motivação técnica que justifique a não apresentação de um plano de retomada das aulas presenciais, a partir da indicação de um parâmetro sanitário fundamentado e adequado com a essencialidade da Educação.

Caso a justiça acate os pedidos da Ação Civil Pública e o município não cumpra os prazos estabelecidos em juízo, o MP requer a aplicação de multa diária e pessoal no valor de R$ 10 mil, com a caracterização de ato de improbidade administrativa por parte do prefeito José Bonifácio.

O que diz o município

A Prefeitura de Cabo Frio informou que, até o momento, não foi notificada oficialmente sobre a ação. No entanto, reforça que desde que a equipe gestora atual assumiu a pasta, em dia 21 de junho, tem trabalhado na construção do Plano de Ação para Retomada das Atividades Escolares da rede pública municipal de ensino.

Decreto altera funcionamento do comércio na Zona Laranja em Cabo Frio

O município disse que a Secretaria de Educação atua, ainda, para implementar o retorno às aulas presenciais, inicialmente no sistema híbrido de ensino. A previsão é de que tal fato aconteça a partir do mês de agosto, iniciando as aulas em cerca de 30% das unidades escolares da rede. E que já está em andamento um processo para que as demandas de manutenção e conservação das escolas sejam finalizadas em tempo hábil. O objetivo é preparar as unidades para receber os estudantes, respeitando os protocolos de contenção da disseminação da Covid-19, oferecendo segurança sanitária à comunidade escolar.

A Secretaria de Educação afirmou, ainda, que cumprirá todas as orientações acordadas com o Ministério Público durante as reuniões ocorridas desde que a nova gestão assumiu as funções.

Com informações do G1/Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *