Ministro da Defesa Raul Jungmann participa da comemoração ao Centenário da Aviação da Marinha em São Pedro da Aldeia

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Foi realizado, na manhã dessa sexta-feira, 26 de agosto,  no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, o evento alusivo ao CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA. A data é comemorada no dia 23 de agosto. Na Cerimônia Militar, presidida pelo COMANDANTE DA MARINHA, ALMIRANTE DE ESQUADRA EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA, aconteceu o desfile da Companhia de Honra e demonstrações aéreas das aeronaves da Aviação Naval.

A solenidade contou com a ilustre presença do ministro da Defesa Raul Jungmann, que realizou a revista a tropa e logo após discursou para os presentes.

ministro da Defesa Raul Jungmann em São PEdro da Aldeia
Ministro da Defesa Raul Jungmann em revista a tropa – Foto Renato Cosme Fulgoni

Em sua fala, o ministro da Defesa Raul Jungmann prestou solidariedade a família do piloto desaparecido. Raul Jungmann também participou entrega de Diplomas do Mérito Aeronaval para militares e civis agraciados além dos lançamentos de medalha, selo e livro comemorativos ao Centenário da Aviação Naval.

IMG_4622
O ministro da Defesa participou do lançamentos de medalha, selo e livro comemorativos ao Centenário da Aviação Naval. – Foto Renato Cosme Fulgoni

Na ocasião, também estavam presentes o COMANDANTE DE OPERAÇÕES NAVAIS, ALMIRANTE DE ESQUADRA SERGIO ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS, o COMANDANTE EM CHEFE DA ESQUADRA, VICE-ALMIRANTE CELSO LUIZ NAZARETH e o COMANDANTE DA FORÇA AERONAVAL, O CONTRA-ALMIRANTE SÉRGIO NATHAN MARINHO GOLDSTEIN, além de diversas autoridades civis e militares.

IMG_4565
Deputado estadual Jânio Mendes – Foto Renato Cosme Fulgoni
Jair Bolsonaro em São PEdro da Aldeia
Entre os agraciados, o deputado federal Jair Bolsonaro – Foto Renato Cosme Fulgoni

O evento contou ainda, com entrega de Diplomas do Mérito Aeronaval para militares e civis agraciados, onde estiveram sendo agraciados o deputado federal Jair Bolsonaro, deputado estadual Jânio Mendes, o secretário de educação de São Pedro da Aldeia Evaldo Bittencourt, entre outros. Aconteceu, também, os lançamentos de medalha, selo e livro comemorativos ao Centenário da Aviação Naval.
Alunos da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, de São Pedro da Aldeia, e de militares da reserva, que ajudaram a escrever a história da Aviação da Marinha do Brasil, participaram do evento.

CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA
COMANDO DA FORÇA AERONAVAL

Sediada em São Pedro da Aldeia, o Comando da Força Aeronaval coordena as atividades de dez Organizações Militares (OM) diretamente subordinadas, sendo seis operativas e quatro de apoio. Os cinco esquadrões de helicópteros e o esquadrão de aviões compõem o setor operativo da Força. No setor de apoio encontram-se a Base Aérea Naval, o Centro de Instrução e Adestramento, o Centro de Intendência e a Policlínica Naval.
Para o cumprimento de sua missão, que é assegurar o apoio aéreo adequado às Operações Navais, a fim de contribuir para a condição de pleno e pronto emprego do Poder Naval, onde e quando for necessário, a Força Aeronaval desenvolve e executa três tarefas distintas:
– formação de todo pessoal aeronavegante;
– adestramento dos esquadrões operativos subordinados; e
– apoio logístico, no que tange à manutenção de seus meios aéreos.

CEM ANOS DE HISTÓRIA
Nessas dez décadas a Aviação Naval esteve presente em momentos importantes da história brasileira, criando a primeira escola militar de aviação do País e, portanto, tornando-se o berço da nossa aviação militar. Como pioneira no Brasil, a Aviação Naval contribuiu com o desbravamento das rotas aéreas do litoral e em operações de patrulha durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1941, a Aviação da Marinha cedeu pessoal, bases aéreas navais e aviões para a criação da Força Aérea Brasileira. Atualmente, além de patrulhar nossos mares e águas interiores, nossos aviões e helicópteros são rotineiramente requisitados para diversas missões, tais como atividades de busca e salvamento, assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e Pantanal Matogrosense, além de apoio à defesa civil em situações de calamidade pública, tais como enchentes, incêndios florestais e desastres ambientais.
Seu lema: “No Ar, os Homens do Mar !”.

“REGIÃO DOS LAGOS, MORADA DA AVIAÇÃO NAVAL”

Fotos Renato Cosme Fulgoni

CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA

CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA

IMG_4425

IMG_4457

IMG_4463

IMG_4470

IMG_4489

IMG_4504

IMG_4533

IMG_4538

IMG_4545

IMG_4575

IMG_4591

IMG_4590

IMG_4627

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *