Medidas de combate ao coronavírus são estendidas até o dia 31 de maio em Cabo Frio

MPRJ recomenda medidas para transição de governo eficiente em Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo

ARRAIAL DO CABO ARRAIAL DO CABO BÚZIOS CABO FRIO CABO FRIO CIDADES POLITICA REGIÃO DOS LAGOS

Recomendação foi expedida por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio. As três cidades terão novo prefeito a partir de 1º de janeiro de 2021.

Cabo Frio, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, elegeram novos nomes para comandar a Prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2021. E para que haja uma transição eficiente, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou medidas aos atuais prefeitos.

Medidas de combate ao coronavírus são estendidas até o dia 31 de maio em Cabo Frio

A ideia é que os novos prefeitos eleitos Alexandre Martins, dos Republicanos (eleito em Búzios), José Bonifácio, do PDT (eleito em Cabo Frio) e Marcelo Magno, do Solidariedade (eleito e Arraial) tenham acesso às informações sobre as contas públicas, programas e projetos do governo municipal com o objetivo de evitar a descontinuidade administrativa e as consequências disso para a cidade.

Entre as ações propostas no documento aos atuais prefeitos (Henrique Gomes, de Búzios; Dr. Adriano, de Cabo Frio e Renatinho Vianna, de Arraial do Cabo), expedido por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, estão:

Que os prefeitos desses municípios instituam, em cinco dias úteis, equipe mista de transição de governo, constituída preferencialmente por servidores efetivos das áreas jurídica, contábil, financeira e de controle interno, além de representantes, em número paritário, indicados pelo prefeito eleito, com a finalidade de fornecer ao novo gestor os dados administrativos e financeiros do Município;
Quanto aos prefeitos eleitos, é recomendado, entre outras medidas, que indiquem os membros para composição da equipe mista de transição de governo e que observem diversas regras da administração pública;
Que sejam designadas instalações físicas adequadas para acomodar a equipe de transição, de modo que possa desenvolver plenamente seus trabalho;
Que sejam atendidas todas as demandas oriundas da transição. A recomendação lista uma série de documentos e informações que devem ser fornecidas pelos atuais prefeitos logo na primeira reunião, nos âmbitos: documental e jurídico; contábil e financeiro; de recursos humanos; patrimonial; de compras e contratos; dos convênios; dos fundos e conselhos; e da transparência.

Para o MPRJ, a recomendação é importante por assinalar aos atuais prefeitos e aos eleitos, bem como aos servidores municipais, “o dever de assegurarem a continuidade dos atos da Administração Pública, em especial a permanência dos serviços essenciais prestados à população”.

O órgão ressalta ainda que “a indevida descontinuidade de serviços públicos ao final dos mandatos, além de prejuízo imediato à coletividade, costuma dar ensejo a contratações diretas e indevidas”.

O MPRJ alerta que “a ocorrência de descontinuidade de serviços públicos essenciais e o extravio de documentos decorrentes da não adoção das medidas de transição pode ensejar a responsabilização dos gestores”.

Com informações do G1/Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *