Antes e depois da estrutura da escola. Antes e depois da estrutura da escola. Divulgação: SEMEDDivulgação: SEMED

Obra amplia e moderniza Escola Municipal Elízio Henrique de Paiva em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Quando as aulas presenciais retornarem, alunos terão uma escola maior, repaginada e equipada com novos mobiliários.

Com um novo visual e trazendo mais conforto aos 145 alunos matriculados, a obra de reforma e ampliação da E. M. Elízio Henrique de Paiva, localizada no bairro Flexeira, foi entregue na manhã desta quarta-feira (30/09). Devido à pandemia do coronavírus, não houve cerimônia e a entrega do novo prédio à comunidade contou apenas com a direção da escola, alguns secretários municipais e o prefeito Cláudio Chumbinho.

Antes e depois da estrutura da escola.
Divulgação: SEMED

A repaginação da unidade, que foi iniciada em novembro de 2019 pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Habitação, transformou completamente a área da escola da zona rural. O prédio passou de 344 metros quadrados para 467 metros quadrados, possibilitando a escola receber mais alunos no próximo ano letivo, ampliando para 200 a sua capacidade de alunos.

Antes e depois da cozinha.
Divulgação: SEMED

O ato simbólico de descerramento da placa e o depoimento de quem participou ativamente para que o sonho de uma escola reestruturada fosse realizado foram suficientes para emocionar os presentes, principalmente a diretora Luciane Conceição Leal, que carrega uma história antiga com a escola.

Luciane foi diretora da Elízio no ano de 2013 e, após um hiato, retornou à direção em agosto desse ano. Com afeto, ela contou sobre a honra de poder voltar a uma escola com o visual diferente da que encontrou nos seus primeiros anos. “Cheguei aqui em 2013, essa escola pequenininha, tenda de Eternit, chão de cimento. A gente ralou muito para chegar até aqui. O que vai me trazer mais alegria é quando retomar as aulas, o ônibus parar ali e os nossos alunos vão descer… parece que eu estou vendo, todos encantados. Aqui é a minha escola, essa é a nossa escola”, orgulhou-se a diretora.

Antes e depois da sala de aula, que agora conta também com novo mobiliário.
Divulgação: SEMED

AMPLIAÇÃO

Um dos destaques da obra é a nova cozinha, onde os funcionários poderão desfrutar de um ambiente claro e com espaço para circulação, garantindo qualidade no serviço e maior segurança. A cozinha também conta com uma nova despensa. O passa-pratos, que dava acesso ao refeitório, anteriormente era menor e dificultava a visibilidade entre o aluno e profissional que o servia, agora está bastante amplo. Outra novidade é a área com cobertura, que permitirá com que os estudantes possam realizar atividades em dias chuvosos e também garantirá a proteção de pais e responsáveis que forem atendidos.

Antes e depois do refeitório, que agora se encontra muito mais arejado e espaçoso.
Divulgação: SEMED

O prefeito Cláudio Chumbinho, que viveu grande parte da sua vida no interior de São Pedro da Aldeia, também se emocionou ao descrever a satisfação de fazer obra em escola da zona rural, que é seu lugar de origem. “Eu, que sou do interior, fico muito feliz em voltar aqui para inaugurar uma nova escola. Acabamos de licitar a construção da quadra poliesportiva coberta da Escola Capitão Costa, que fica na Cruz, e já entregamos a construção da Escola Barnabé, também localizada aqui no interior”, listou o prefeito, acrescentando que a Educação é tudo para o cidadão.

Antes, o parquinho contava com poucas opções. Agora, os alunos irão encontrar um ambiente de lazer com mais opções de diversão.
Divulgação: SEMED

ACESSIBILIDADE

Além de reformar e ampliar ambientes que já existiam, a escola também foi contemplada com áreas acrescidas, como secretaria, sala dos professores e banheiro exclusivo para funcionários. Os banheiros dos alunos também receberam modificações e foram adaptados para portadores de necessidades especiais. As instalações hidráulicas, elétricas e de esgoto também foram renovadas, garantindo que, além da estética, a escola tenha o desempenho interno em pleno funcionamento.

Antes e depois da sala dos professores, que anteriormente era improvisada na unidade escolar.
Divulgação: SEMED

Para o secretário de Educação Alessandro Teixeira Knauft, que visitou e acompanhou de perto todas as etapas da obra, agora só faltam os alunos e os funcionários para darem vida à escola. “A escola é só um prédio. Quem faz a escola acontecer são as pessoas. Quando a criança torna a escola importante para ela, ela agiganta na gestão pública o desafio de ofertar uma escola de qualidade, uma escola mais humana, preparada para receber a comunidade, independente de qual ela seja”, explicou o secretário.

Durante a entrega da escola, houve muita emoção e alegria de todos os envolvidos.
Divulgação: SEMED

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *