Obra amplia unidade de saúde do bairro Recanto das Orquídeas, São Pedro da Aldeia

Obra amplia unidade de saúde do bairro Recanto das Orquídeas, São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Intervenções no prédio envolveram a construção de um anexo, com quatro novas salas, e a readequação de ambientes 

Os moradores do bairro Recanto das Orquídeas agora contam com uma Unidade de Saúde da Família mais ampla e totalmente remodelada, que oferece um ambiente mais adequado para atendimentos e consultas. A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia entregou à comunidade, nesta quinta-feira (15/10), a obra de reforma e ampliação do posto, realizada com recursos municipais.

O novo posto de saúde no Recanto das Orquídeas é mais um de muitos avanços que o prefeito Cláudio Chumbinho proporcionou à Saúde aldeense. As melhorias começaram com a reforma e ampliação do Pronto-socorro Municipal e dos postos de saúde e seguiram com a abertura do Centro de Triagem do Coronavírus, para atender a população durante a pandemia, e a chegada do Hospital do Olho, que veio facilitar o atendimento de oftalmologia oferecido aos moradores.

“Também estamos definindo recursos para a abertura de mais uma unidade de saúde na cidade, em um bairro que nunca teve esse atendimento mais próximo do cidadão. A busca por uma Saúde cada vez melhor tem sido um dos nossos principais compromissos, desde o início da nossa gestão, e temos uma equipe técnica e responsável que trabalha diariamente para que isso aconteça”, enfatiza.

A nova Estratégia de Saúde da Família (ESF) Recanto das Orquídeas é composta por sala de vacina, de enfermagem, de curativo, administrativo para os agentes comunitários de saúde, cozinha, recepção, consultório médico e odontológico, além de banheiros para funcionários e usuários.

Ao lado da irmã e do sobrinho, Giorgiana de Oliveira foi uma das primeiras pessoas a conhecer a nova unidade de saúde do bairro e constatar a grande mudança de estrutura.

“As pessoas não tinham ânimo para entrar aqui antes, mas hoje a gente pode ver a diferença. Agora temos uma nova expectativa de vida, de saúde, de respeito com os cidadãos. Eu agradeço aqueles que tiveram esse olhar, aos gestores por fazerem esse trabalho”, declara.

A reforma da unidade atende a um desejo dos moradores, que passaram a contar com sala de curativos, de vacinas e consultório odontológico dentro do bairro, o que não havia antes. A ESF Recanto das Orquídeas possui, atualmente, cerca de 1.200 cadastros de usuários que são atendidos no próprio território, sendo divididos em quatro microáreas.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, reforça o compromisso da atual gestão de priorizar a rede de Atenção Primária do município, valorizando a população e os profissionais da Atenção Básica.

“O que nós precisamos é atender os moradores do local, pois entendemos que a população bem assistida e bem cuidada, na parte de Atenção Primária, é o melhor resultado que a Saúde de um município pode ter. Os colaboradores dessa unidade já têm um bom desempenho e a nova estrutura vem facilitar o trabalho e dar mais dignidade à população. Tudo o que a gente construiu aqui, foi construído mediante recursos próprios”, afirma.

REFORMA E AMPLIAÇÃO

As obras de reforma e ampliação da unidade foram feitas pelo setor de Infraestrutura da Secretaria de Saúde, com recursos próprios da pasta. O trabalho envolveu a construção de um anexo com quatro novas salas, que estão sendo utilizadas como recepção, sala de vacina, sala de enfermagem e consultório médico. Os espaços do antigo prédio também foram readequados para a estruturação de uma sala de curativo, administrativo, cozinha e consultório odontológico. Foram feitas novas instalações elétricas e hidráulicas, pintura externa e interna, além da construção do muro, que oferecerá mais proteção e privacidade a usuários e funcionários.

É com sentimento de dever cumprido que a coordenadora da equipe de Infraestrutura, Simone Cerreia, fala sobre o trabalho.

“Esse é um momento muito especial, houve muita dedicação e busca para conseguir levantar cada tijolinho que colocamos aqui. É muito emocionante chegar no final e ver todo mundo contente, principalmente os profissionais que atuam na unidade e toda população. Eles são merecedores desse projeto”, destaca.

Eletricista do setor, Joubert Chiapin parabeniza os profissionais e os moradores pela conquista e fala sobre o trabalho no local.

“Nós começamos o serviço do zero, viemos aqui após o pedido de melhora da secretária, medimos os espaços e apresentamos um projeto dentro das normas técnicas. Foi feito um novo posto, onde, na realidade, só aproveitamos a base do antigo prédio. Agora, os profissionais poderão desfrutar de um conforto melhor e oferecer o mesmo à população”, reforça.

REDE INTERSETORIAL

Representando a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Solange Guimarães destaca a importância da unidade de saúde, que pode atuar como rede de parceria na oferta dos serviços socioassistenciais.

“A rede de saúde é de extrema importância, em parceria com a Assistência Social, para atender a população”, comenta.

A entrega do novo prédio à comunidade contou com a participação de alguns secretários municipais, como Dimas Tadeu. “O prédio anterior foi o primeiro galpão da Agricultura, anos atrás, que, depois de ficar obsoleto, foi cedido para a Saúde. Nós ficamos muito alegres em ver que o projeto não parou e que, hoje, é uma área ampliada, com uma excelente infraestrutura”, ressalta o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca.

Com informações da ASCOM/PMSPA / Texto: Gabrielly Costa / Fotos: Ryu Rodrigues e Adriana Pereira


REVISTA ALDEIA MAGAZINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *