Obra amplia unidade de saúde do bairro Recanto das Orquídeas, São Pedro da Aldeia

Intervenções no prédio envolveram a construção de um anexo, com quatro novas salas, e a readequação de ambientes 

Os moradores do bairro Recanto das Orquídeas agora contam com uma Unidade de Saúde da Família mais ampla e totalmente remodelada, que oferece um ambiente mais adequado para atendimentos e consultas. A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia entregou à comunidade, nesta quinta-feira (15/10), a obra de reforma e ampliação do posto, realizada com recursos municipais.

O novo posto de saúde no Recanto das Orquídeas é mais um de muitos avanços que o prefeito Cláudio Chumbinho proporcionou à Saúde aldeense. As melhorias começaram com a reforma e ampliação do Pronto-socorro Municipal e dos postos de saúde e seguiram com a abertura do Centro de Triagem do Coronavírus, para atender a população durante a pandemia, e a chegada do Hospital do Olho, que veio facilitar o atendimento de oftalmologia oferecido aos moradores.

“Também estamos definindo recursos para a abertura de mais uma unidade de saúde na cidade, em um bairro que nunca teve esse atendimento mais próximo do cidadão. A busca por uma Saúde cada vez melhor tem sido um dos nossos principais compromissos, desde o início da nossa gestão, e temos uma equipe técnica e responsável que trabalha diariamente para que isso aconteça”, enfatiza.

A nova Estratégia de Saúde da Família (ESF) Recanto das Orquídeas é composta por sala de vacina, de enfermagem, de curativo, administrativo para os agentes comunitários de saúde, cozinha, recepção, consultório médico e odontológico, além de banheiros para funcionários e usuários.

Ao lado da irmã e do sobrinho, Giorgiana de Oliveira foi uma das primeiras pessoas a conhecer a nova unidade de saúde do bairro e constatar a grande mudança de estrutura.

“As pessoas não tinham ânimo para entrar aqui antes, mas hoje a gente pode ver a diferença. Agora temos uma nova expectativa de vida, de saúde, de respeito com os cidadãos. Eu agradeço aqueles que tiveram esse olhar, aos gestores por fazerem esse trabalho”, declara.

A reforma da unidade atende a um desejo dos moradores, que passaram a contar com sala de curativos, de vacinas e consultório odontológico dentro do bairro, o que não havia antes. A ESF Recanto das Orquídeas possui, atualmente, cerca de 1.200 cadastros de usuários que são atendidos no próprio território, sendo divididos em quatro microáreas.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, reforça o compromisso da atual gestão de priorizar a rede de Atenção Primária do município, valorizando a população e os profissionais da Atenção Básica.

“O que nós precisamos é atender os moradores do local, pois entendemos que a população bem assistida e bem cuidada, na parte de Atenção Primária, é o melhor resultado que a Saúde de um município pode ter. Os colaboradores dessa unidade já têm um bom desempenho e a nova estrutura vem facilitar o trabalho e dar mais dignidade à população. Tudo o que a gente construiu aqui, foi construído mediante recursos próprios”, afirma.

REFORMA E AMPLIAÇÃO

As obras de reforma e ampliação da unidade foram feitas pelo setor de Infraestrutura da Secretaria de Saúde, com recursos próprios da pasta. O trabalho envolveu a construção de um anexo com quatro novas salas, que estão sendo utilizadas como recepção, sala de vacina, sala de enfermagem e consultório médico. Os espaços do antigo prédio também foram readequados para a estruturação de uma sala de curativo, administrativo, cozinha e consultório odontológico. Foram feitas novas instalações elétricas e hidráulicas, pintura externa e interna, além da construção do muro, que oferecerá mais proteção e privacidade a usuários e funcionários.

É com sentimento de dever cumprido que a coordenadora da equipe de Infraestrutura, Simone Cerreia, fala sobre o trabalho.

“Esse é um momento muito especial, houve muita dedicação e busca para conseguir levantar cada tijolinho que colocamos aqui. É muito emocionante chegar no final e ver todo mundo contente, principalmente os profissionais que atuam na unidade e toda população. Eles são merecedores desse projeto”, destaca.

Eletricista do setor, Joubert Chiapin parabeniza os profissionais e os moradores pela conquista e fala sobre o trabalho no local.

“Nós começamos o serviço do zero, viemos aqui após o pedido de melhora da secretária, medimos os espaços e apresentamos um projeto dentro das normas técnicas. Foi feito um novo posto, onde, na realidade, só aproveitamos a base do antigo prédio. Agora, os profissionais poderão desfrutar de um conforto melhor e oferecer o mesmo à população”, reforça.

REDE INTERSETORIAL

Representando a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Solange Guimarães destaca a importância da unidade de saúde, que pode atuar como rede de parceria na oferta dos serviços socioassistenciais.

“A rede de saúde é de extrema importância, em parceria com a Assistência Social, para atender a população”, comenta.

A entrega do novo prédio à comunidade contou com a participação de alguns secretários municipais, como Dimas Tadeu. “O prédio anterior foi o primeiro galpão da Agricultura, anos atrás, que, depois de ficar obsoleto, foi cedido para a Saúde. Nós ficamos muito alegres em ver que o projeto não parou e que, hoje, é uma área ampliada, com uma excelente infraestrutura”, ressalta o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca.

Com informações da ASCOM/PMSPA / Texto: Gabrielly Costa / Fotos: Ryu Rodrigues e Adriana Pereira


REVISTA ALDEIA MAGAZINE

[BL]games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod[/BL]

Compare Preços de: games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod no Buscapé.

O Livro dos Sonhos - O Caçador de EspíritosPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *