Obras do Museu da Imagem e do Som avançam em Copacabana

Obras do Museu da Imagem e do Som avançam em Copacabana

ESTADO DO RIO

Cronograma do Governo do Estado prevê que atração pode ser entregue à população ainda este ano

As obras do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, seguem a todo vapor. Com previsão de conclusão para dezembro deste ano, 75% das intervenções já estão concluídas. O investimento do Governo do Estado para a conclusão do equipamento é de R$54 milhões.

O governador Cláudio Castro destacou o bom andamento do projeto. “A construção do Museu da Imagem e do Som é uma promessa antiga, mas que sempre encontrou dificuldades para sair do papel. As intervenções estavam paralisadas desde 2016. Depois de um hiato de cinco anos, o Governo do Estado retomou as obras em dezembro de 2021 e o cronograma tem sido rigorosamente cumprido desde então”, afirmou Castro.

No último mês, as equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras venceram várias etapas do projeto, com serviços de alvenaria de vedação, emboço, assentamento de granitina pré-moldada, aplicação de pastilhas cerâmicas, impermeabilização, instalações hidráulicas, infraestrutura de instalações elétricas, rodapé invertido, instalações de prevenção e combate a incêndios e troca de dutos de ar condicionado.

O moderno Museu da Imagem e do Som de Copacabana terá oito andares e deve se tornar um dos maiores centros históricos da atividade audiovisual do Brasil. Traços identitários da arte produzida por brasileiros, como a música, literatura, fotografia e cinema, serão compartilhados com o público fluminense e turistas de todo o mundo.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi, ressaltou a grande variedade de serviços que será oferecida no MIS. “O primeiro piso terá uma livraria e uma cafeteria, além de um espaço destinado a exposições artísticas. O aspecto audiovisual da cultura brasileira será um dos pontos focais da estrutura do Museu e o registro dessas memórias será o fio condutor de vários andares. Além disso, um restaurante com visão privilegiada da praia de Copacabana e um cinema a céu aberto serão grandes atrações”, garantiu Brandi.

O MIS possui 9,8 mil metros quadrados de área e a concepção da sua fachada consiste em uma homenagem às ondas do calçadão de Copacabana. A empreitada é considerada uma das principais movimentações arquitetônicas do território brasileiro.


Com informações da Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *