Ônibus e vans fretados voltam a desrespeitar decretos, param em São Pedro da Aldeia e turistas pegam táxis para Cabo Frio

Ônibus e vans fretados voltam a desrespeitar decretos em São Pedro da Aldeia e turistas pegam táxis para Cabo Frio

CIDADES

Veículos de turismo sem autorização aproveitam falta de fiscais e estacionam no Vinhateiro, em São Pedro, próximo ao limite com Cabo Frio. Dali, turistas entram em táxis ou carros por aplicativo e entram ‘legalmente’ no destino final.

Ônibus e vans de turismo voltaram a burlar as regras de flexibilização decretadas contra a Covid-19 neste sábado (24) na Região dos Lagos. Por conta das restrições e exigências para entrar em Cabo Frio, veículos fretados param em São Pedro da Aldeia, cidade vizinha, e turistas entram em táxis ou carros por aplicativo para acessar o destino final. Os flagrantes foram feitos às 7h25.

Ônibus estacionados ilegalmente em São Pedro da Aldeia — Foto: Paulo Henrique Cardoso/G1

Cabo Frio é o destino mais procurado da Região dos Lagos e tem 3.090 casos confirmados de coronavírus. Cento e sessenta e oito pessoas morreram na cidade em decorrência da doença. A cidade restringiu a dois terços a capacidade do estacionamento de ônibus de turismo, e 80 veículos podem entrar na cidade. O pedido de entrada deve ser feito por meios de hospedagem com pelo menos 10 dias de antecedência, e um guia de turismo local precisa estar presente no desembarque

Em São Pedro da Aldeia, também há exigências: ônibus de turismo com destino ao município entram com autorização da Secretaria de Turismo e Guarda Municipal, mediante apresentação da devida identificação e documentação do motorista, do veículo e cadastro no Cadastur, do Ministério do Turismo, além de terem de respeitar horários de entrada e saída estipulados.

No entanto, veículos com destino final em outras cidades vêm burlando as leis desde o feriado de 7 de setembro. Na chegada para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, dezenas de ônibus foram flagrados em dois pontos da cidade, próximos ao limite com Cabo Frio, desembarcando passageiros, que seguiam viagem em carros de passeio.

Ônibus param perto do limite com Cabo Frio para burlar regras — Foto: Paulo Henrique Cardoso

O que dizem as autoridades
Prefeitura de São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que os ônibus de turismo com destino ao município aldeense só entram na cidade com autorização da Secretaria de Turismo e Guarda Municipal, mediante apresentação da devida identificação e documentação do motorista, do veículo e cadastro no Cadastur, além de terem de respeitar horários de entrada e saída estipulados.

Ônibus com destino a outros municípios que, por ventura pararem em bairros aldeenses, quando denunciados, são autuados pelas Guarda Municipal e Ambiental de São Pedro da Aldeia. A denúncia pode ser feita pelo telefone 153.

Prefeitura de Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio informou que está em processo de elaboração do acordo de cooperação com o município de São Pedro da Aldeia. E que a iniciativa partiu da Secretaria de Mobilidade Urbana, para que os dois municípios possam atuar de forma colaborativa na fiscalização dos veículos em geral.

Com informações do G1/Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *