SÃO PEDRO DA ALDEIA – Paróquia de São Pedro inicia, na manhã dessa quinta (26), a celebração de Corpus Christi

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Tendo início na frente da Igreja Matriz, descendo ao redor da Praça Agenor Santos em direção à Avenida São Pedro, os tapetes começaram a ser confeccionados às 7h15 e durou até o começo da tarde.

Na manhã dessa quinta-feira (26), a Paróquia de São Pedro, em São Pedro da Aldeia, começou a programação que celebra o Corpus Christi e a já tradicional confecção de tapetes de sal contou com a participação das mais de 40 unidades escolares municipais. Tendo início na frente da Igreja Matriz, descendo ao redor da Praça Agenor Santos em direção à Avenida São Pedro, os tapetes começaram a ser confeccionados às 7h15 e durou até o começo da tarde.

Corpus Christi em São Pedro da Aldeia
Confecção dos tapetes de sal em celebração ao Corpus Christi em São Pedro da Aldeia – Foto Renato Cosme Fulgoni
Corpus Christi em São Pedro da Aldeia
Foto Renato Cosme Fulgoni

Tendo como tema principal a Eucaristia, mas também o “Ano Santo da Misericórdia”, a cerimônia religiosa reunirá além das escolas já citadas, artistas, associações e empresas. No que diz repeito aos tapetes que serão produzidos pelas unidades escolares municipais, foi formada uma comissão na Secretaria Municipal de Educação – SEMED – com o objetivo de dividir os temas entre as escolas. 

A celebração de cores e arte, representada pelos tapetes, será a base para a cerimônia católica que contará com a benção inicial no Largo da Matriz às 7h, com término da confecção de tapetes ao meio-dia. Às 15h acontece a missa campal, também no Largo da Matriz, seguida da procissão de Corpus Christi, às 16h30 e a benção do Santíssimo Sacramento, às 17h30.

A Paróquia de São Pedro fica à Travessa Hildegardo Milagres, 7, no centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da igreja ou através do telefone: (22) 2621-1203.

Porque Comemoramos o Corpus Christi?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. 

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Foto Renato Cosme Fulgoni

IMG_0467

IMG_0429

IMG_0417

IMG_0402

Corpus Christi em São Pedro da Aldeia

Corpus Christi em São Pedro da Aldeia

Corpus Christi em São Pedro da Aldeia
O Engenheiro Rui Pinheiro na confecção do tapete de sal – Foto Renato Cosme Fulgoni

Corpus Christi em São Pedro da Aldeia

Corpus Christi em São Pedro da Aldeia



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *