Perca 6 kg em um mês tomando Chá-mate

CIDADES

Famosa no preparo do chimarrão e do tereré, a erva-mate agora também virou destaque no mundo das dietas. Estudos científicos recentes mostram que a folha (Ilex paraguariensis) que dá origem ao chá tem ações diurética e adstringente, ajudando a eliminar toxinas – substâncias que, acumuladas em excesso no organismo, não só prejudicam a perda de peso como engordam. Outras vantagens da erva-mate para enxugar as gordurinhas: reduzir o apetite e acelerar o metabolismo. Percebeu quanto essa erva pode fazer a favor da cintura? Uma das primeiras pesquisas relacionando o chá-mate ao emagrecimento aconteceu na Universidade de Lausanne, na Suíça. “Pessoas acima do peso que beberam o chá com frequência perderam gordura corporal com mais facilidade”, diz Vanessa Franzen Leite, nutricionista da Clínica de Emagrecimento, Saúde e Beleza, em Porto Alegre. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o teste foi feito em ratinhos. O resultado foi o mesmo: o chá reduziu a gordura abdominal dos roedores. No ano passado, outro estudo com os bichinhos, desta vez realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, confirmou: o chá-mate emagrece! De onde vem esse poder? Especialmente da cafeína, presente em grande quantidade na erva-mate. “É uma substância estimulante e com ação lipolítica – ou seja, facilita a queima da gordura em excesso no organismo”, explica a nutricionista. O chá também dá uma leve sensação de saciedade e atrasa o esvaziamento gástrico, adiando a fome. “Há ainda indícios de que a bebida aumenta o volume de massa magra (músculo)”, diz Vanessa. Rica em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, a erva traz mais benefícios: protege o coração, afasta o risco de tumores e adia as ruguinhas precoces. Pronta para virar fã do mate? Antes saiba que, sozinho, ele não dá conta do recado de todos os quilinhos extras. Você deve associá-lo a uma dieta pouco calórica. Melhor ainda: siga o cardápio a seguir. Ele combina o chá com alimentos que também favorecem a perda de peso.

Modo certo de fazer É muito fácil preparar o chá de erva-mate. Mas pequenos segredos deixam a bebida mais gostosa. Saiba também como garantir o efeito antigordurinha 

Leve 1 litro de água filtrada ao fogo. Assim que as primeiras bolhinhas aparecerem (ou chegar a 70 ºC), acrescente 2 colheres de sopa cheias de erva-mate verde (versão usada no chimarrão e no tereré e encontrada em casas de produtos regionais) ou torrada (à venda a granel ou em sachê nos supermercados). Desligue o fogo, tampe a panela, deixa descansar por dez minutos e coe. Beba morno ou frio com adoçante e gotas de limão ou canela. Também fica gostoso bater o chá gelado com uma fruta docinha (veja sugestões no cardápio). Se quiser, prepare uma quantidade maior do chá, leve para o trabalho em uma garrafa térmica ou guarde na geladeira até no máximo por 24 horas. Depois disso, a bebida perde as propriedades terapêuticas e deixa de fazer efeito.

Quantas xícaras devo beber? 

Para perder peso, a recomendação é tomar no mínimo 1 litro do chá por dia – o equivalente a cinco xícaras ou quatro copos grandes – e no máximo 1,5 litro. Mas sempre longe da comida. “A cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais, especialmente ferro e cálcio, quando consumido junto com as refeições principais”, avisa Vanessa Franzen Leite. Por isso, beba o chá até 20 minutos antes ou depois do almoço ou jantar. Nesse momento, a bebida também estimula os movimentos do intestino, favorecendo a digestão e o emagrecimento. 

Fonte de Pesquisa – http://boaforma.abril.com.br//dieta/tipos-de-dieta-dietas-com-chas/dieta-cha-mate-menos-6-kg-mes-687477.shtml