POLÍTICA – Paes se desculpa com população de Maricá após áudio com Lula vazar

POLITICA REGIÃO DOS LAGOS

Prefeito do Rio de Janeiro afirma que estava brincando com ex-presidente. Comunicado foi feito em nota divulgada pela assessoria de Eduardo Paes.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), se desculpou em nota na manhã desta quinta-feira (17) pelas declarações dadas em conversa telefônica com o ex-presidente Lula em áudio vazado pela Polícia Federal. O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), disse que recebeu uma ligação de Paes e que as declarações foram muito mal recebidas pela população da cidade.

São Paulo- SP- Brasil- 04/02/2015- O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e o ex-presidente Lula, durante encontro na sede do Instituto Lula. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
 Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

No comunicado, Paes afirma que estava em uma conversa completamente informal e que as declarações não passaram de um brincadeira, que, dependendo do contexto, soam de mau gosto. Ele pediu desculpas a todos que tenham se sentido ofendidos com as declarações, “especialmente à população de Maricá”.

“O prefeito Eduardo Paes informa que, em uma conversa completamente informal com o ex-presidente Lula, fez brincadeiras que, dependendo do contexto, soam de mau gosto e, por isso, pede desculpas a todos que tenham se sentido ofendidos, especialmente à população de Maricá”.

Prefeito foi alvo de ataque na última quarta-feira (30) (Foto: Reprodução/Inter TV)
Washington Quaquá (Foto: Reprodução/Inter TV)

O prefeito de Maricá também divulgou nota ressaltando que as declarações foram divulgadas no mesmo dia em que o município confirmou o recebimento de um grande investimento na área do turismo.

“A declaração obviamente foi muito mal recebida por nós e por todo o povo de Maricá, justamente no dia em que é anunciada em Cannes, França, na feira Mipim, um investimento de US$ 1,5 bilhão em Maricá no Rio Green Reserv, o maior complexo turístico da América Latina, que começará a ser construído este ano na Restinga da cidade. O prefeito Eduardo Paes me ligou ontem mesmo e pediu desculpas, dizendo que o adjetivo pejorativo se referia ao sítio do presidente Lula e ao fato dele não frequentar o destino dos milionários e sim manter-se fiel as suas origens. De qualquer forma, foi uma declaração infeliz”.

“Alma de pobre”, disse Paes a Lula
Na conversa com Lula, divulgada pela PF, Eduardo Paes afirma que o ex-presidente não deixou de ter “alma de pobre” e faz comparações entre Atibaia (SP), onde fica um sítio frequentado por Lula, e municípios do Rio como Maricá, São Pedro da Aldeia e Araruama.

“O senhor é uma alma de pobre. Eu, todo mundo que fala aqui no meio, eu falo o seguinte: imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele, não é em Petrópolis, não é em Itaipava. É como se fosse em Maricá. É uma merda de lugar, p****. Esse barquinho dele é em São Pedro da Aldeia ou Araruama, não é em Búzios nem em Angra. (…) Agora da próxima vez você para com essa vida de pobre, com essa alma de pobre comprando esses barcos de m****”, disse o prefeito no áudio vazado pela Polícia Federal.

Moro derruba sigilo e divulga grampo
Nesta quarta-feira (16), o juiz Sérgio Moro retirou o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo desta quarta com a presidente Dilma Rousseff, que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil.

No despacho em que libera as gravações, Moro afirma que, “pelo teor dos diálogos gravados, constata-se que o ex-Presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos”.

Moro afirma, ainda, que alguns diálogos sugerem que Lula já sabia das buscas feitas pela 24ª fase da Operação Lava Jato no início do mês. 

O advogado de Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, disse que a divulgação do áudio da conversa entre a presidente Dilma Rousseff com Lula é uma ‘arbitrariedade’ e estimula uma ‘convulsão social’.

Fonte G1/InterTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *