Praia do Arrastão ganha placa de preservação dos cavalos-marinhos em São Pedro da Aldeia

Praia do Arrastão ganha placa de preservação dos cavalos-marinhos em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Iniciativa foi realizada neste domingo, Dia Mundial do Meio Ambiente, e contou com distribuição de mudas e atividades educativas

No Dia Mundial do Meio Ambiente, São Pedro da Aldeia investiu em conscientização e educação ambiental. Neste domingo (05), a Praia do Arrastão, no bairro Poço Fundo, foi o ponto de encontro da população que se interessa em conhecer mais sobre a Lagoa de Araruama e como ajudar a preservar um dos maiores patrimônios ambientais da região. Foram realizadas atividades educativas e doação de mudas de árvores frutíferas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com a Secretaria de Agricultura e com o Projeto Cavalos-Marinhos/RJ da Universidade Santa Úrsula. 

Quem participou da ação pode tirar dúvidas e conhecer mais sobre os cavalos-marinhos, além de conferir espécimes do animal desde os primeiros dias de vida até a idade adulta. O evento culminou na instalação de uma nova placa de conscientização, tornando a Praia do Arrastão, mais um local de conservação e preservação dos cavalos-marinhos na cidade. Na praia, foi registrado o primeiro relato de uma colônia dos animais nos últimos anos. 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, o objetivo foi promover a sensibilização dos moradores que usufruem da Lagoa de Araruama. “Um dia tão importante merece uma comemoração especial. Promovemos este evento para conscientizar a população sobre a importância de cada um fazer a sua parte para ajudar a preservar a laguna. As colônias de cavalos-marinhos encontradas nos mostram que o trabalho está tendo resultado, e precisamos continuar. Hoje, instalamos uma nova placa, aqui na Praia do Arrastão, para incentivar o cuidado com os cavalos-marinhos. A nossa parceria com o projeto visa sensibilizar a população quanto ao manejo correto e não-agressivo à espécie”, reforçou.

Moradora do bairro Poço Fundo há seis anos, Renata Chaves, fez questão de levar as filhas para conhecerem mais sobre a laguna e sobre os pequenos animais que estão levantando a curiosidade dos moradores. “Poder participar de uma atividade ao ar livre no Dia do Meio Ambiente tão perto de casa é uma iniciativa muito bacana. E é uma oportunidade de nós pais, aprendermos e passarmos para nossos filhos mais conhecimento”, disse. 

Com o sonho de se tornarem futuras biólogas, Samara Chaves, 15 anos, e Isabela Chaves, 10 anos, destacaram a felicidade de participarem do evento. “Gostei muito, não é algo que a gente vê sempre, principalmente os cavalos-marinhos, que não são naturais daqui. Estou achando muito importante e estou aprendendo bastante coisa”, relatou Samara. Já a caçula Isabela destacou que o que mais gostou foi ver os espécimes de cavalo-marinho. “Estou achando muito legal, porque quero ser bióloga e sempre quis saber mais sobre os cavalos-marinhos, que eu nunca tinha visto”, contou.

Além de um farto café da manhã com frutas, os participantes também receberam mudas de árvores frutíferas como azeitona doce, jabuticaba, acerola, limão galego e pitanga. Ao todo, foram distribuídas 40 mudas doadas pela Secretaria de Agricultura como incentivo à arborização do município.

O diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, destacou o trabalho conjunto realizado com a prefeitura. “A gente comemorar essa recuperação da Lagoa de Araruama é muito importante porque mostra que investir em saneamento dá certo e dá resultado. Encontrar os cavalos-marinhos na laguna deixa a gente muito feliz por fazer parte dessa história. Trabalhamos sempre muito próximo da Secretaria de Meio Ambiente, e é um trabalho conjunto entre a prefeitura, a população e a concessionária para melhorar cada vez mais a qualidade da água da nossa laguna”, pontuou. 

O Projeto Cavalos-Marinhos/RJ foi representado pela aluna da Universidade Santa Úrsula e estagiária do projeto, Mariana Arrais. Ela levou exemplares de espécies do animal em diferentes estágios, desde os primeiros dias de vida, até espécimes adultos e promoveu explicações sobre os cavalos-marinhos para a população presente.

O precursor da ONG Viva Lagoa, Arnaldo Villa Nova, também esteve presente e falou sobre a alegria de ver o trabalho iniciado há mais de 20 anos tendo resultados positivos. Engajada em ações de preservação do meio ambiente, e parte do movimento SOS Laguna de Araruama, Kelly Gracio, foi uma das primeiras pessoas a identificar uma colônia de cavalos marinhos no município. Ela acredita que a Praia do Arrastão tenha sido escolhida pela espécie por ser uma enseada com muitas pedras e pouca movimentação da água. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e o vereador Márcio Soares, que compõe a Comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal, compareceram ao evento, que contou com o apoio da Guarda Ambiental.

Saiba mais sobre os cavalos-marinhos

A espécie mais encontrada no município é a Hippocampus reidi. O cavalo-marinho pode ser um bioindicador de qualidade da água, estão sendo feitos estudos para comprovação. Apesar de serem caçadores ávidos, são animais bentônicos, ou seja, preferem ficar agarrados a substratos e se alimentam principalmente de crustáceos e pequenos seres. Eles podem mudar de cor e se camuflam muito bem ao ambiente.

Os cavalos-marinhos são peixes ósseos e possuem uma coroa no topo da cabeça que permite identificá-los, da mesma forma que as nossas impressões digitais. 

A Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia destaca que coletar de ambiente natural, armazenar e manejar cavalo-marinho é crime ambiental (MMA Portaria 445, 17 de dezembro de 2014).

ASCOM/PMSPA
Texto: Aline Torres Guimarães
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *