Prefeito Fábio do Pastel participa de lançamento da dragagem do Canal do Itajuru

Prefeito Fábio do Pastel participa de lançamento da dragagem do Canal do Itajuru

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Material a ser dragado será utilizado para recomposição da faixa de areia em 28 pontos da região

O prefeito de São Pedro da Aldeia e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Fábio do Pastel, participou da solenidade de lançamento das obras de dragagem do Canal do Itajuru (Lagoa de Araruama). O evento foi realizado na quinta-feira (31), no auditório da Universidade Veiga de Almeida, e reuniu diversas autoridades da Região dos Lagos e do Estado.

Além de melhorar a troca hídrica entre o sistema lagunar e o oceano, a obra também beneficiará todas as praias de São Pedro da Aldeia, que receberão o material para recomposição da faixa de areia. A licença ambiental para o serviço foi entregue durante a cerimônia. Ao todo, serão 28 pontos de engorda de praia em toda a região.

Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel destacou que as obras de dragagem irão beneficiar pescadores, a área turística e a economia em geral. “Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós da Região dos Lagos, sabemos que a Lagoa de Araruama é algo muito importante para todos os municípios. Agradeço ao secretário Thiago Pampolha e ao governador Cláudio Castro, que tem olhado para a nossa região de forma diferenciada”, disse.

O serviço realizado no Canal do Itajuru conta com investimento do Governo do Estado de mais de 22 milhões de reais e vai beneficiar todos os municípios banhados pela Lagoa de Araruama. A iniciativa visa dragar 350 mil m³ de material em três trechos do Canal, melhorando a navegabilidade, a circulação hidrodinâmica e dinamizando a economia local. O prazo para execução da obra é de 10 meses.

Durante o evento, o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, anunciou novos projetos para o município aldeense, como a reconstrução de pavimento na rodovia que liga São Pedro da Aldeia a Arraial do Cabo e ações no bairro Parque Estoril.

O evento contou com a participação dos secretários municipais de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza; do procurador-geral Peter Samerson, do chefe de gabinete, Moisés Batista, e do assessor especial Edmilson Bittencourt. Também estiveram presentes os secretários de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, além de prefeitos da região.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *