Prefeito Fábio do Pastel sanciona lei que amplia representação de segmentos no Conselho Municipal de Política Cultural

Prefeito Fábio do Pastel sanciona lei que amplia representação de segmentos no Conselho Municipal de Política Cultural

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Lei nº 2.923/2021, aprovada pela Câmara Municipal, incluiu segmentos inéditos, como culturas Afro-Brasileira e Indígena, Digital, Inclusivas e LGBTI  

Os artistas, agentes e produtores culturais de São Pedro da Aldeia agora contam com mais espaço no Conselho Municipal de Política Cultural. A Lei nº 2.926, de 22 de abril de 2021, sancionada pelo prefeito Fábio do Pastel e publicada em Diário Oficial, ampliou de nove para 12 o número de representações da sociedade civil no órgão colegiado, abarcando segmentos artísticos e culturais inéditos.  

Com a promulgação da lei, podem compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) um total de 12 membros titulares com seus respectivos suplentes, representando a sociedade civil. Participam do conselho os segmentos de Artes Cênicas (Teatro, Circo e Performance); Dança; Música; Literatura, Artesanato, Cultura Popular e Tradicional (Pesca, Blocos Carnavalescos, Mestres de Saberes, Folclore e congêneres); Produção Audiovisual e Cultura Digital; Patrimônio; Artes Plásticas e Gráficas; Moda e Produção Cultural; Cultura Afro-brasileira e Indígena; Cultura LGBTI; e Culturas Inclusivas, sendo um representante para cada área.   

Os integrantes do conselho que representam a sociedade civil são eleitos democraticamente pelos respectivos segmentos, e têm mandato de dois anos, renovável, uma vez, por igual período, conforme regulamento.  

Pelo poder público, a representação inclui, também, 12 membros titulares e seus suplentes.  Estão representadas as secretarias municipais de Agricultura, Trabalho e Pesca; Assistência Social e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico; Educação; Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento; Fazenda; Governo; Cultura; Turismo; Esportes e Lazer; e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo dois representantes da Cultura e um dos demais órgãos. 

Avanço  

Para o prefeito Fábio do Pastel, a lei representa uma vitória para as classes artísticas de São Pedro da Aldeia, que agora estão contempladas em maior número e gênero pela legislação. “A sanção dessa lei é mais um passo importante que estamos dando no sentido de dar voz àqueles que fomentam a vida artística e cultural do nosso município e que precisam ter suas demandas ouvidas. Nosso desejo é que o conselho esteja ativo e cada vez mais atuante”, disse.  

O secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, comemorou o avanço e destacou o esforço da pasta, desde o início da gestão, com participação voluntária da sociedade civil nas deliberações e discussões coletivas para elaboração da minuta do projeto de lei. O processo envolveu também a reativação do Fórum Municipal de Cultura, que estava com suas atividades paralisadas.  

“A publicação da lei é fruto de um empenho coletivo e de um desejo da nossa gestão em reativar e consolidar os órgãos deliberativos, que são organismos fundamentais para o debate e a construção coletiva de políticas públicas para a cultura. O conselho já existia, mas não era atuante, assim como o Fórum Municipal. Foram marcadas reuniões extraordinárias para que a gente conseguisse andar com o processo. Foram três meses de muita luta até a aprovação e sanção dessa lei. É mais uma vitória da sociedade civil e da Secretaria de Cultura, marcando o início de uma gestão participativa”, reforçou.  

Sobre o CMPC  

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria Adjunta de Cultura. É o principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura.   

O Conselho tem como principal atribuição atuar, com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura, elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura consolidadas no Plano Municipal de Cultura (PMC). 


Com informações da ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Foto: ASCOM PMSPA


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *