PREFEITURA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA REALIZA ENTREGA DA CARTEIRA NACIONAL DOS ARTESÃOS

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria adjunta de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, realizou a entrega da Carteira Nacional do Artesão a dezenas de profissionais da classe. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia e contou com a presença do vice-prefeito Mauro Lobo, da subsecretária de Estado de Turismo, Nea Mariozz; da secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, entre outras autoridades.

Foto: Renato Fulgoni

A carteira nacional dos artesãos é gratuita, tem valor de identificação e oferece diversos benefícios aos artesãos. Fruto do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a carteira permite que o trabalhador participe de feiras de artesanato, nacionais e no exterior, cursos, obtenha crédito e melhores formas de pagamento e valores de atacado em lojas parceiras. 

Foto: Renato Fulgoni

“Essa valorização é um caminho que se abre, é o reconhecimento de uma profissão muito importante. Parabenizo a Nea Mariozz pelo brilhante trabalho à frente da subsecretaria de Estado de Turismo e a nossa secretaria adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, pelo empenho e dedicação. O trabalho feito pelo artesão é um dom que Deus dá, de transformar algo simples em uma obra de arte. Esse reconhecimento é apenas o começo, os artesãos precisam se unir, buscarem propostas para que conquistem ainda mais melhorias”, disse o vice-prefeito Mauro Lobo.

Foto: Renato Fulgoni

Durante o evento, além da entrega das carteiras, a subsecretária de Turismo, Nea Mariozz, anunciou a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura aldeense e o estado.

 “O trabalho que está sendo desenvolvido pelo Programa do Artesanato tem uma continuidade. Precisamos que o artesanato seja fomentado dentro de São Pedro da Aldeia e em todos os municípios. Esse acordo de cooperação técnica é para seguirmos criando uma comissão, com membros da prefeitura e também da parte civil. Esse termo serve para que possamos buscar auxílio no Ministério da Indústria e Comércio, onde está o artesanato do país. Esse acordo ficará exposto na Casa de Cultura, para que os artesãos possam consultar”, explicou.

Foto: Renato Fulgoni

A subsecretária de Estado de Turismo destacou ainda a importância da valorização profissional para os artesãos.

“Essa entrega das carteiras marca um dia de muita felicidade e vitória aqui em São Pedro da Aldeia, têm pessoas que chegam até mim e dizem estar esperando isso há 40 anos. Essa carteira é um reconhecimento de todos os artesãos, nós estamos apenas entregando esse documento que vai dar a chance de caminharem com mais força. Atualmente, temos oito artesãos dentro do Corcovado, dez no AquaRio, quarenta no Jardim Zoológico e partir de agora a rede hoteleira também terá material exposto dos artesãos. Esse trabalho só acontece se os artesãos acreditarem nesse crescimento, esse é um momento histórico para o artesanato em geral”, disse Nea.

Foto: Renato Fulgoni

 

Emocionada, a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, relembrou a luta para realizar o sonho da carteira dos artesãos.

“Há um ano estávamos na Casa de Cultura sonhando com a possibilidade de trazer essa carteira dos artesãos para São Pedro da Aldeia, agora estamos realizando. É com muita alegria que conseguimos entregar a carteira nacional para os artesãos, fruto de uma gestão que lutou, foi a outros municípios para saber o caminho das pedras. Estamos muito felizes por cada artesão de São Pedro da Aldeia”, contou.

Com 82 anos, Guimar Pereira de Souza foi a primeira contemplada com a carteira dos artesãos.

“Sou artesã há 70 anos, esse é um sonho realizado. Os artesãos precisam se unir para buscarmos grandes vitórias. A carteira é um grande reconhecimento para todos nós”, comemorou.

Também compuseram a mesa da cerimônia a vereadora de Cabo Frio, Letícia Jotta; o Diretor de Marketing da Caçula, Roberto Santos, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Fidalgo e Pedro Paulo, representando o Departamento de Microcrédito da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro.

Foto: Renato Fulgoni

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Luana Macêdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *