Prefeitura Municipal de Araruama inaugurou mais um pólo do Café do Trabalhador

CIDADES

Hoje, às 6 horas, a Prefeitura Municipal de Araruama inaugurou mais um pólo do Café do Trabalhador, projeto da Secretaria Municipal de Política Social, Trabalho e Habitação (Sepol), cujo o objetivo é oferecer a primeira refeição do dia aos trabalhadores. O novo pólo funcionará na Casa da Alegria, no bairro Mutirão, de segunda à sexta, das 6 às 7 horas.

– A primeira refeição do dia é uma das mais importantes porque quebra o jejum de uma noite inteira de sono. Além do mais, é ela quem nos prepara para o início de um dia cheio de atividades – comentou a secretária Paula Pêgas. E, uma pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota (EUA) confirma essa importância: ela mostrou que as pessoas que consumiam café da manhã costumavam manter uma dieta saudável ao longo do dia e eram mais ativas fisicamente do que as que pulavam a refeição. “Quem não toma café da manhã acaba comendo um volume maior no almoço, exagerando na gordura e nas calorias, e com isso acaba ganhando mais peso, e perdendo saúde”, completou a nutricionista da Sepol, Renata Juliano.

O primeiro pólo foi implantado em abril, no refeitório da Secretaria Municipal de Obras, e o último na semana passada, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Fazendinha. Neles o trabalhador recebe, gratuitamente, um kit com café com leite, pão e manteiga. Ao todo, mais 400 trabalhadores passarão a ser beneficiados com a inauguração deste terceiro pólo. “E, em breve, teremos um quarto espaço, no distrito de São Vicente de Paulo” – anunciou Paula Pêgas. A Casa da Alegria fica na Rua Horácio Vieira, s/nº.