Presidente da Fundação Cecierj visita os Polos Cederj da Região dos Lagos

O presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires esteve, nesta quarta-feira, dia 16, na Região dos Lagos, onde visitou os Polos Cederj instalados em Saquarema e São Pedro da Aldeia. Desde que assumiu o cargo em abril de 2021, o presidente cumpre uma agenda de visitas aos polos do Consórcio Cederj, para conhecer de perto as equipes e as instalações das unidades, onde funcionam os cursos de graduação a distância semipresencial oferecidos pelas instituições de educação superior conveniadas.

“O meu objetivo com essas visitas é conhecer as instalações da Fundação Cecierj, como os Polos Cederj e as unidades da Rede CEJA, me aproximar dos diretores para montarmos juntos um plano de trabalho, que envolve o levantamento de novos cursos, readequação dos espaços e melhorias para os alunos. Além disso, conhecendo a realidade local será possível estreitar a parceria entre o Estado e os municípios trazendo para essa discussão os empresários para o desenvolvimento regional”, disse o presidente da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Em Saquarema, o Polo Cederj funciona na Escola Municipal Edilson Vignoli Marins e oferece os cursos de licenciaturas em Matemática e Sistemas de Computação, ambos pela UFF; além de Administração e licenciatura em Turismo pela UFRRJ; e a UNIRIO oferta a licenciatura em Pedagogia. Já em São Pedro da Aldeia, o Polo Cederj funciona no mesmo endereço onde se encontra uma unidade da Faetec, que também é vinculada à Secti e oferece licenciatura em Pedagogia, pela UERJ, e licenciatura em Matemática, pela UFF.

O principal objetivo dessas visitas é a elaboração de um plano de trabalho, que atenda às demandas tanto dos profissionais de educação quanto dos alunos da rede de 35 polos que o Cederj tem instalados em todo o estado do Rio de Janeiro, com a oferta de 18 cursos gratuitos de graduação, em sete universidades públicas. Em São Pedro da Aldeia, o presidente se reuniu com o secretário municipal de Educação, Elias da Mota. Além do Polo Cederj, a cidade conta com dois outros projetos da Fundação Cecierj: o CEJA, que é o ensino de jovens e adultos, e o Pré-Vestibular Social (PVS), ambos no CIEP 146.

“É de extrema importância o estreitamento de laços entre a Educação aldeense e o Cecierj, que desenvolve tantos projetos na nossa área. Creio que a nossa caminhada seja repleta de parcerias prósperas, já que o nosso desejo é um polo maior e que proporcione mais cursos, fazendo com que a população tenha a possibilidade de ter um ensino de qualidade dentro da própria cidade ou região em que mora”, disse o secretário Elias da Mota.

Crédito da foto: Filipe Dutra/Fundação Cecierj.


REVISTA ALDEIA MAGAZINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *