Procon de São Pedro da Aldeia fiscaliza postos de combustíveis

Procon de São Pedro da Aldeia fiscaliza postos de combustíveis

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Operação foi realizada em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Secretaria de Fazenda e a Polícia Civil

No dia em que se celebra o Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, os agentes do Procon de São Pedro da Aldeia realizaram uma operação especial para fiscalizar os postos de combustíveis da cidade. A ANP, a 125ª Delegacia de Polícia e a Secretaria Municipal de Fazenda também participaram da ação conjunta, que passou por quatro estabelecimentos e visou coibir o aumento abusivo no preço dos combustíveis. Além disso, os agentes também apuraram denúncias feitas por consumidores de produtos fora da data de validade e mal armazenados em um comércio da cidade.

Durante a operação desta terça-feira (15), três postos de combustíveis foram notificados e autuados por não apresentarem a documentação necessária para o exercício da atividade comercial, alvará e certificados do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. “Também identificamos, em um dos postos, um caminhão que estava fazendo transbordo de combustível sem emissão de nota fiscal, o que responde por crime definido no artigo 1º da Lei 8.137”, comentou o coordenador do Procon, Marcio Lisboa.

Na fiscalização, foram realizados os testes de bomba baixa e proveta. O objetivo é apurar a qualidade do produto oferecido e o volume que é colocado no tanque de combustível do veículo do consumidor. Todos os postos autuados possuem um prazo de 15 dias para apresentarem defesa em processo administrativo. O estabelecimento comercial, onde foram encontrados produtos mal armazenados, sem especificação e com a validade vencida, também foi autuado, tendo o mesmo prazo de 15 dias para ampla defesa.

A fiscalização teve como objetivo apurar as denúncias feitas pelos consumidores sobre prática abusiva no aumento de preços, após o reajuste no valor da gasolina e do diesel, anunciado pela Petrobras no dia 10 de março, além de celebrar o Dia Mundial do Consumidor.

SAIBA COMO DENUNCIAR

Para o envio de denúncias e esclarecimentos de eventuais dúvidas, a população aldeense pode entrar em contato com o Procon por meio de ligações telefônicas e mensagens de WhatsApp no número (22) 2627 6086. Quem deseja ser atendido presencialmente deve procurar a sede do órgão, localizada na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, no Centro, atrás do Fórum. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *