Programa do Inea passa a monitorar Costa do Peró, em Cabo Frio

Programa do Inea passa a monitorar Costa do Peró, em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Imagens de satélite vão orientar as operações de campo, como em casos de desmatamento, em que a central de monitoramento do Inea receberá alertas e os enviará às equipes de fiscalização.

O satélite do programa Olho no Verde, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), agora também monitora a Costa do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Com o sistema, os alertas de desmatamento, inclusive da restinga, serão recebidos pela central de monitoramento do INEA, na capital do estado, e encaminhados para as equipes de fiscalização.

A ideia é, com as imagens em alta resolução, orientar as operações de campo das equipes que fiscalização a região.

As placas do programa foram instaladas no último sábado (10), no Morro do Vigia, na Praia das Dunas e no Pontal do Peró, que integram a Costa do Peró. As sinalizações também chamam a atenção para a Lei 3.467, que pune autores de condutas lesivas ao meio ambiente do Estado do Rio.

Programa do Inea passa a monitorar Costa do Peró, em Cabo Frio
Placas do programa Olho no Verde, do Inea, foram instaladas em pontos estratégicos do Morro do Vigia, da Praia das Dunas e no Pontal do Peró, que integram a Costa do Peró, em Cabo Frio, no RJ — Foto: Divulgação/PECS

De acordo com o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs), Ranieri Ribeiro, a novidade faz parte de uma parceria entre o INEA, as secretarias do Meio Ambiente e do Turismo, além da Guarda Marítima e do Ministério Público, para o combate a crimes ambientais em Cabo Frio.

A ação de sábado foi a primeira operação conjunta dos agentes estaduais e municipais.

“Serão cinco forças unidas para preservar o meio ambiente e consequentemente o turismo de Cabo Frio”, afirmou Ranieri Ribeiro.

Além de instalar as placas, o novo chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) também fez visitas técnicas e se reuniu com os Amigos do Peró, que defendem a preservação e o ordenamento da orla do bairro, com foco no meio ambiente e no turismo.

“Esta parceria é muito importante, sobretudo com a chegada da alta temporada, quando há uma invasão de visitantes. Todos esperam que esta união seja duradoura” comemorou uma participante do grupo Amigos do Peró e da Associação do Pontal do Peró, Marta Rocha.

Um documento com as reivindicações dos ambientalistas, dos condutores (guias) e moradores do Peró foi entregue na ocasião.

O primeiro item solicita a intervenção do INEA para que os recursos oriundos da compensação ambiental dos estacionamentos da Praia das Conchas e da Ilha do Japonês sejam revertidos para a Costa do Peró, que sofre os impactos causados pela invasão de veículos. Os estacionamentos ficam em áreas particulares, mas as áreas protegidas do PECS são o destino dos visitantes.

Também foi pedida a organização das trilhas, sobretudo no Morro do Vigia, na Ilha do Japonês e no Pontal do Peró, prevista no Plano de Manejo do Pecs; ações para conter o avanço de espécies invasoras na Costa do Peró; e, a presença mais efetiva dos guarda-parques do INEA no local.

Com informações do G1/Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *