Projeto Mulheres de Sal abre inscrições para Oficinas Culturais

Projeto Mulheres de Sal abre inscrições para Oficinas Culturais

CIDADES Colunistas REGIÃO DOS LAGOS

O objetivo é desenvolver e fortalecer uma rede de mulheres escritoras, realizaremos 04 oficinas on-line de formação, com compartilhamento de técnicas de escrita, publicação e difusão literária

Mulheres de Sal é um projeto de formação literária e capacitação de mulheres para entrada no mercado editorial. Com foco na relação entre literatura e gênero, promovendo encontros de criação e troca literária entre mulheres transgênero, cisgênero, brancas e negras, quilombolas e de
comunidades pesqueiras da Região dos Lagos.

Com o objetivo de desenvolver e fortalecer uma rede de mulheres escritoras, realizaremos 04 oficinas on-line de formação, com compartilhamento de técnicas de escrita, publicação e difusão literária. O projeto é uma oportunidade para quem deseja ecoar mais longe suas palavras, além do processo formativo, as participantes terão suas obras registradas através de e-book e mini documentário, a ser disponibilizado em plataformas gratuitas de streaming.

A iniciativa é fomentada pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc.

OFICINAS – 21 E 28 DE FEVEREIRO/2021

21/02 – 17h – Oficina “Teoria Feminista e Literatura”/mediação de Paolla Souza

Resumo: A oficina tem como proposta principal fomentar a construção da escrita de si. É uma oficina de escrita que compreende a importância do feminismo decolonial como aporte teórico e a experiência do corpo para o processo da escrita. Dito isso, a oficina também visa suscitar questões e possíveis respostas relativas ao papel da mulher como autora de suas próprias narrativas na contemporaneidade.


21/02 – 18h – Oficina “Escrita Poética para a Cena Teatral”/mediação de Lara Couto

Resumo: Oficina voltada para o desenvolvimento de experimentos dramatúrgicos a partir de vivências pessoais, debatendo o uso da memória como ponto de partida para a criação autoral e exercitando a elaboração poética de narrativas autobiográficas para a cena teatral.

28/02 – 17h – Oficina “Narrativas de diários e crônicas”/mediação de Mariam Daychoum


Resumo: A oficina abordará dois gêneros literários: diários e crônicas. Introdutoriamente, buscaremos definir o conceito de cada um desses gêneros, apreciando-os a partir de alguns exemplos. Buscaremos também abordar algumas técnicas de escrita, visando à prática.

28/02 – 18h – Oficina “Estratégias para publicação e difusão literária”/mediação de Juliana Ramos

Resumo: A oficina abordará algumas das formas de auto-publicação literária, métodos e técnicas na produção dos livros físicos ou e-books, e ainda apresentará alguns dos documentos que são necessários para o registro de obras literárias.


Link para inscriçoes: https://www.sympla.com.br/projeto-mulheres-de-sal__1100809

Aline Moschen é idealizadora do projeto Mulheres de Sal, e cresceu no território pesqueiro de São Pedro da Aldeia. É escritora, gestora de projetos e antropóloga. Formada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense e doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional, atuou na implementação de políticas culturais e de direitos humanos nos últimos anos. Em 2012 recebeu o Prêmio Literário Troféu Itapuca de Poesia pela Universidade Federal Fluminense em parceria com a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, e em 2020 lançou o audiobook “Poemas de Sangue”, patrocinado pelo edital Cultura Presente nas Redes, no Spotify. Instagram: @moschenaline

Texto / Carol Gonçalves / Assessora de Comunicação


REVISTA ALDEIA MAGAZINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *