REGIÃO DOS LAGOS – Fiéis confeccionam tapetes de sal na Região dos Lagos durante feriado de Corpus Christi

ARARUAMA ARRAIAL DO CABO CABO FRIO CABO FRIO CIDADES IGUABA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Tapetes estão sendo feitos em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia Iguaba Grande, Araruama e Arraial do Cabo.

 

Os fiéis de algumas cidades da Região dos Lagos do Rio estão confeccionando tapetes de sal durante a manhã do ferido de Corpus Christi (20). A tradição católica celebra a festa da instituição da Eucaristia.

Confira como está a confecção dos tapetes em algumas cidades da região.

Cabo Frio

Ao todo estão sendo preparados 48 tapetes, que começam em frente a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, contornam a Praça Porto Rocha e retornam à Matriz Histórica.

Fiéis utilizm sal grosso para a confecção dos tepetes de Corpus Christi em Cabo Frio, no RJ — Foto: Vinícius Pereira / Inter TV

De acordo com a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, foram disponibilizados 8 toneladas de sal.

Além do sal, os fiéis estão utilizando pó de café, isopor, pó de serragem e objetos de sucata, como tampinhas de garrafa, para as confecções dos tapetes.

Tapetes começaram a ser confeccionados em frente a Igreja de nossa Senhora, em Cabo Frio, no RJ — Foto: Vinícius Pereira / Inter TV

Uma missa está marcada para 17h na Praça Porto Rocha com a procissão prevista para sair às 18h.

Iguaba Grande

De acordo com a Prefeitura, serão confeccionados 52 tapetes de sal, que irão decorar toda a Rua Nossa Senhora de Fátima. Alguns fiéis utilizam materiais recicláveis, pó de café e macarrão para a elaboração dos tapetes.

Uma missa está programada para começar às 17h em frente a Matriz Imaculada Conceição.

Araruama

Neste ano, os temas escolhidos pela Paróquia de São Sebastião para a elaboração dos tapetes de sal foram alegria, santidade, juventude, a Laguna de Araruama e São Francisco em Diálogo.

Os tapetes começaram a ser confeccionados na noite desta quarta-feira (19) e tem a previsão de serem finalizados às 13h do feriado. De acordo com a Prefeitura, haverá uma votação, e os três melhores tapetes irão ser premiados.

Uma missa campal está prevista para às 17h na Praça Antônio Raposo.

São Pedro da Aldeia

Em São Pedro da Aldeia, os tapetes de sal estão sendo confeccionados na manhã deste feriado e passam pela Praça Agenor Santos. Ao todo, estão sendo preparados 68 tapetes.

Tapetes decoram Praça Agenor Santos, em São Pedro da Aldeia, no RJ — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Arraial do Cabo

Na cidade de Arraial do Cabo, os tapetes são confeccionados com TNT e com desenhos de recorte e colagem. Em volta de cada tapete, estão sendo colocados alimentos não perecíveis, que posteriormente serão recolhidos e doados.

“Acho a ideia excelente, porque aumenta a solidariedade. É muito mais produtivo. Um tapete de sal logo depois será destruído”, comenta Leandro Eloy, morador da cidade.

Tapates em Arraial do Cabo, RJ, são feitos com TNT — Foto: Leandro Eloy/arquivo pessoal

Policiamento reforçado

Segundo informações do comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Roberto Dantas, que opera na Região dos Lagos, o policiamento está reforçado em torno de todo o evento, em especial para as cidades de Cabo Frio e Saquarema, local onde está sendo realizado o Campeonato Mundial de Surf.

Policiamento é reforçado em Cabo Frio, RJ, durante o feriado de Corpus Christi — Foto: Vinícius Pereira / Inter TV

Em Cabo Frio, agentes da Polícia Civil e da Guarda Ambiental estão ajudando na segurança.

“Uma novidade para este ano é que Saquarema está ganhando um esquadrão de cavalaria com seis policiais a cavalo que irão reforçar o policiamento. A cidade também ganhou uma espécie de trailer, um carro comando, que ficará no local direto”, conta o comandante.

Fonte G1/Inter TV




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *