O novo espaço servirá para o armazenamento, limpeza, filetagem e resfriamento dos peixes.
Nessa sexta-feira, dia 31 de maio, a Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia de Pitória (APAAPP) irá inaugurar a Unidade de Beneficiamento da Pitória, em São Pedro da Aldeia, e realizar a entrega de cinco embarcações. As ações fazem parte das iniciativas ‘ComePescado’ e ‘Pescando tradições e compartilhando saberes’, que contam com o apoio do Projeto de Educação Ambiental, sob gestão do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO).
O novo espaço servirá para o armazenamento, limpeza, filetagem e resfriamento dos peixes. Localizado junto da associação e muito próximo da Lagoa de Araruama, manterá o pescado muito fresco e evitará a necessidade de intermediários para as vendas. Juntos, os pescadores artesanais poderão administrar a pesca, o tratamento e a comercialização. “A unidade de beneficiamento é um sonho das comunidades de ter uma estrutura onde possa guardar o seu peixe, processá-lo e agregar valor, podendo vendê-lo por um preço mais elevado, gerando mais renda”, afirma Francisco da Rocha Neto, conhecido como Chico Pescador, um dos coordenadores das iniciativas. O local também ganha um espaço para a venda de biojoais produzidas com escama e barbatanas de peixes e sementes da restinga.
Além da pesca artesanal, as ações promovem o Turismo de Base Comunitária (TBC) da Lagoa de Araruama, a partir da integração de cinco associações de pescadores, localizadas em três cidades da Região dos Lagos: São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio, que ganharão as cinco novas embarcações equipadas com materiais de salvatagem. O desenvolvimento do TBC fortalece as atividades dos moradores, além de ser uma oportunidade de impulsionar a qualificação profissional, valorizar a cultura local e proporcionar uma alternativa de renda para as comunidades.
E esse é só o começo, 45 embarcações estão sendo preparadas para ampliar a oferta de passeios na região e 40 pescadores e pescadoras familiares sendo habilitados para atender aos visitantes, com roteiros elaborados por eles. A iniciativa aquece a economia local e resgata a autoestima da comunidade que vê seus saberes ganhando o mundo e gerando renda.
Milena Manhães, consultora da iniciativa acredita que a grande conquista do projeto é o reconhecimento e visibilidade, trazendo a relação de pertencimento aos moradores, além das oficinas e o intercâmbio internacional realizados no local: “Recebemos 40 pescadores de cinco estados diferentes que vieram conhecer o nosso TBC, uma escola americana veio nos visitar, além de uma vivência em turismo com participantes da Confederação de Comércio de Cultura dos Países de Língua Portuguesa”, comemora Milena.
A realização do Projeto de Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pela Ministério Público Federal – MPF.
SERVIÇO
Inauguração da Unidade de Beneficiamento da Praia da Pitória e entrega de materiais da Rede de Turismo de Base Comunitária de Pesca Artesanal da Laguna de Araruama.
Das 15h às 20h
Rua Prefeito José Guimarães, Lote 81, Porto da Barra, São Pedro da Aldeia (RJ).