REGIÃO DOS LAGOS – Marinha resgata tripulantes um dia depois de embarcação desaparecer

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Três tripulantes estavam à deriva desde esta quinta-feira (11) no RJ. Empresa responsável disse que barco levava produtos para plataformas.

tripulantes resgatados pela marinha

Os três tripulantes que foram resgatados na noite desta sexta-feira (12), após o barco em que estavam naufragar no litoral da Região dos Lagos do Rio, ficaram à deriva por cerca de 36h em uma pequena balsa de apoio da embarcação. Eles foram resgatados por um helicóptero da Marinha que usou sinais de infravermelho para detectar calor e encontrar os homens no mar. O barco em que estavam, o Beira Mar XXV, saiu de Macaé na quarta-feira (10) para levar produtos para plataformas de petróleo no litoral do estado.

Policlinica da Base de São Pedro tripulantes resgatados pela marinha

Policlinica da Base-aéria-naval-são-pedro-da-aldeia-RJ

“A câmera detectou a diferença de calor entre a pessoa e a água do mar, o que fez com que o outro tripulante da aeronave, que estava operando a câmera, conseguisse distinguir as pessoas que estavam na água e, a partir de então, a gente posicionou a aeronave para poder executar o resgate”, explicou o capitão-tenente da Marinha Heitor Marco Munaretto, que pilotava o helicóptero. As vítimas foram içadas à aeronave com a ajuda de mergulhadores.

As imagens feitas nesta sexta à noite pela câmera especial da Marinha mostram os três tripulantes e os mergulhadores que ajudaram no resgate, representandos por pontos luminosos.

Os homens estão internados na Policlínica da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Em nota enviada no fim da noite de sexta, a Marinha informou que eles “passam bem e estão sendo mantidos sob observação médica”. 

tripulantes resgatados pela marinha.jpg 1

Durante o atendimento na Policlínica, um dos tripulantes disse à reportagem que, na manhã de quinta, percebeu que estava entrando muita água no barco. Ele e os colegas tentaram retirar a água, mas vendo que não conseguiam e que o barco iria afundar, eles pegaram uma balsa e lançaram ao mar para esperar socorro.  

A empresa responsável pela embarcação o afundamento ocorreu a cerca de 90 Km da Ilha do Farol, em Arraial do Cabo. Um dos homens conseguiu entrar em contato com a empresa, que acionou a Marinha na manhã da quinta. A corporação participou das buscas com a Fragata “Constituição” e os helicópteros “Esquilo N-7065” e “SeahawkN-3034”, sendo o último o que conseguiu localizar os homens.

helicópteros “Esquilo N-7065” e “SeahawkN-3034”

Para o Capitão de Mar e Guerra Augusto Fonseca Júnior, os tripulantes tiveram sorte com o resgate. 

“Na parte da manhã da quinta-feira o salva-mar foi acionado e imediatamente o navio da Marinha foi acionado no Rio de Janeiro demandando a área do possível naufráfio. As aeronaves da nossa base aqui de São Pedro foram também acionadas. Eles (tripulantes) permaneceram bastante tempo (à deriva) e tiveram muita sorte de terem sido encontrados”, disse.

A empresa informou que está investigando o que provocou o naufrágio do barco.

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *