REGIÃO DOS LAGOS – Projetos de desenvolvimento de São Pedro da Aldeia participam de premiação do Sebrae Rio

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Evento que acontece nesta terça-feira reconhece projetos implementados a partir do programa Lidera Rio em oito municípios

 

Nesta terça-feira, 11 de dezembro, o Sebrae Rio realiza cerimônia de premiação de projetos desenvolvidos pelos oito municípios participantes da Série 2 do Programa Lidera Rio – Formação de Líderes Públicos com Foco em Resultados, entre eles São Pedro da Aldeia. O objetivo é reconhecer os projetos que se destacaram conforme quatro critérios: relevância do projeto; resultados efetivos para a população e seu impacto na gestão pública; inovação na abordagem; e replicabilidade em outros municípios. O evento será a partir das 14h, no auditório do CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Beneficiamento da Cadeia Produtiva da Aroeira – Foto: Renato Fulgoni

São Pedro da Aldeia participa com quatro projetos: Empreender para mudar – Desburocratização para abertura de empresa; Fomento ao Turismo Familiar; Beneficiamento da Cadeia Produtiva da Aroeira; Recadastramento Imobiliário. Participam também projetos dos municípios: Duque de Caxias, Paty do Alferes, Volta Redonda, Porto Real, Resende, Piraí e Itaboraí.

Ao todo, foram desenvolvidos 31 projetos com base em quatro eixos temáticos: Planejamento Urbano para o Desenvolvimento, Ambiente de Negócios, Sustentabilidade e Resiliência, e Diversificação da Matriz Econômica. Todos os projetos visam promover o desenvolvimento econômico com ênfase na expansão e geração de oportunidades para micro e pequenas empresas e a geração de trabalho e renda para os municípios do Rio de Janeiro. Uma banca avaliadora composta por patrocinadores, consultores e especialistas escolherá: Melhor Projeto do Lidera Rio, Melhor Projeto por Eixo e Projeto Destaque por município.

O Lidera Rio conta com parceiros estratégicos: Centro de Liderança Pública (CLP), Instituto República e Banco do Brasil e tem o objetivo de promover o fortalecimento da Gestão Pública, por meio do fomento a valorização e ao empoderamento de gestores e líderes públicos empenhados em planejar e implementar projetos que visem o planejamento de um legado de desenvolvimento local.

De acordo com a Gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Andréia Crocamo, “o programa é importante para que os municípios possam desenvolver e implementar os projetos com gestão, formando uma rede onde acontece a troca de informações e boas práticas entre as oito cidades participantes.”

O Programa consiste na realização de trabalhos de capacitação, orientação, mentoria, acompanhamento das ações de curto-prazo e certificação dos gestores. Todos participam de seis disciplinas: tendências de desenvolvimento, gestão municipal, desenvolvimento de liderança, planejamento estratégico, gestão de projetos e metas, processos e tecnologias. Após a premiação, o Sebrae Rio orienta e acompanha o desenvolvimento e a implantação de cada projeto.

O primeiro ciclo do Lidera Rio começou em 2017 e capacitou 69 líderes públicos de Petrópolis, Niterói, Mesquita, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Maricá, São Gonçalo e Três Rios, que desenvolveram 27 projetos. Em novembro deste ano começou o ciclo 3 do Programa em oito novos municípios: Campos dos Goytacazes, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula, Cabo Frio e Silva Jardim. A previsão de encerramento é junho de 2019.

___

Por Cristiane





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *