REGIÃO DOS LAGOS – Turistas se assustam e mostram incômodo com mancha escura na Lagoa de Araruama

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

Mancha foi registrada na lagoa, na altura do bairro Praia Linda, em São Pedro da aldeia, nesta sexta-feira (3).

Turistas e moradores se mostraram assustados e incomodados com uma mancha escura que foi registrada na Lagoa de Araruama, na tarde desta sexta-feira (3). A mancha foi vista na faixa de areia da Lagoa, na altura do bairro Praia Linda, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio.

De acordo com Lívia Ruiz, moradora de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, que está passando alguns dias no bairro, a mancha é grossa e chega à areia com um odor muito forte.

Mancha escura toma conta da faixa de areia da Lagoa de Araruama, na altura do bairro Praia linda, em São Pedro da Aldeia, no RJ — Foto: Lívia Ruiz/Arquivo pessoal

Ainda segunda ela, a mancha aparece mais nítida no período da tarde e traz lixo junto. A turista, inclusive, fez um registro da mancha e compartilhou nas redes sociais.

Já a turista Claudia Carnevale do Carmo Pereira afirma que possui casa em Praia Linda há 40 anos e é a primeira vez que vê algo parecido.

“A Lagoa virou um mar de lama, dessa vez com um cheiro fétido. As casas situadas na orla sofrem mais ainda, pois não é possível ficar com a janela aberta ou transitar nas áreas comuns.”, Comentou Cláudia.

Segundo informações da concessionária Prolagos, todas as estações elevatórias e de tratamento de esgoto estão funcionando de acordo com as respectivas licenças de operação e esclarece que o órgão competente para analisar a qualidade da água nas lagoas e praias do Estado do Rio de Janeiro é o Inea.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que encaminhou a Guarda Ambiental para o local e acionou a concessionária Prolagos para saber se a empresa tem conhecimento da lama na lagoa. Posteriormente, afirmou:

“Conforme denuncia, a Guarda Ambiental foi ao local, e não constamos lançamento de esgoto. Se trata de refluxo de maré decorrente do vento sudoeste e toda extensão da praia”, diz o comunicado.

A reportagem entrou em contato também com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O instituto informou que está apurando a situação.

 

 

Fonte G1/Inter TV


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *