Estado do Rio está em 'curva descontrolada' e pode entrar em colapso no fim de maio, diz secretário de Saúde

Estado do Rio está em ‘curva descontrolada’ e pode entrar em colapso no fim de maio, diz secretário de Saúde

ESTADO DO RIO

Até a tarde de quarta (29), estado tinha 794 mortes e 8.869 casos confirmados. Governo do Rio avalia medidas mais rígidas se a população continuar desrespeitando o isolamento.

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, disse nesta quarta-feira (29) que o Rio de Janeiro está em uma “curva descontrolada” de casos de Covid-19. Segundo ele, com a falta de leitos e o número de infectados em evolução, o estado deve entrar em colapso entre o fim de maio e o início de junho.

Estado do Rio está em 'curva descontrolada' e pode entrar em colapso no fim de maio, diz secretário de Saúde
secretário de Saúde Edmar Santos – Cléber Mendes

Pelo balanço divulgado pela própria secretaria até a tarde desta quarta-feira (29), o estado tinha 794 mortes e 8.869 casos de contágio confirmados.

O colapso na Saúde

[O colapso] vai acontecer lá na frente, infelizmente. Não foi diferente em nenhum outro país, mesmo nos mais estruturados em termos de equipamento e de logística. É uma característica dessa epidemia, desse vírus”, prevê Santos.
O governo do estado também avalia medidas mais rígidas, como impedir a circulação de pessoas nas ruas, caso a população continue desrespeitando o isolamento social.

“A única forma de não ter uma curva ainda mais ascendente seria uma forma mais radical de isolamento social. Não vai minimizar o que vai acontecer agora, mas vai evitar danos piores pra frente”

alertou o secretário.

Projeção de 140 mil casos

Com poucos testes e os casos de subnotificação, o número de infectados, segundo o secretário, deve chegar a 140 mil pessoas.

“Nós temos 8 mil casos. Se a gente entender que tem de 15 a 20 de não diagnosticados para cada um desses, a gente tem uma base de 140 mil pessoas infectadas. Isso projeta para as próximas duas semanas a necessidade de 21 mil leitos de enfermaria e 7 mil de CTI, o que obviamente é matematicamente impossível”

disse Santos.


Mesmo com a abertura de 3,4 mil leitos dos hospitais de campanha, a situação, segundo ele, é similar ao que acontece em outros países.

“Não há sistema de saúde no mundo — a gente viu isso acontecer lá fora, Itália, Espanha, Estados Unidos —, quando você tem uma curva descontrolada desse nível, é impossível de um sistema de saúde acompanhar. O que a gente infelizmente imagina que vai acontecer nas próximas semanas, independentemente dos leitos que serão abertos, é que a necessidade por esses leitos seja muito maior do que a capacidade”

disse Santos.

O secretário explica, ainda, que mesmo que fossem abertos mais leitos, falta mão de obra qualificada para atuar no combate à Covid-19.

Mais de 300 pessoas com sintomas de Covid-19 estão na fila por uma vaga na UTI.

“Temos esse teto [3,4 mil leitos] porque não há profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, em número suficiente para abrir leitos”.

Sem leitos na capital e na Baixada Fluminense

Os casos de coronavírus avançam na Baixada Fluminense e em algumas cidades, como Duque de Caxias e Nova Iguaçu, não há mais nenhum leito de UTI disponível. Em muitas situações, faltam até macas para os pacientes.

O prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, já admite colapso na saúde da Baixada.

Segundo ele, há mais de 60 pessoas já internadas com Covid-19 no Hospital da Posse. A prefeitura vai tentar abrir mais 10 leitos, mas teme não dar conta da demanda.

Como o hospital atende também muitos baleados e acidentados, há um grande risco de contaminação por coronavírus.

Na capital fluminense, restam apenas 9 vagas para UTI para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Por isso, pacientes que estão em UPAs ou em enfermarias de hospitais não sabem quando vão conseguir ser transferidos para uma UTI.

Hospitais de campanha

Dos nove hospitais de campanha prometidos pelo estado, apenas um foi inaugurado até agora por um grupo de empresários, o do Leblon. O governo espera abrir outros três nas próximas semanas. Já os outros cinco hospitais podem ser inaugurados sem respiradores para as UTIs.

Com informações do G1/Rio de Janeiro / Por Edimilson Ávila e Mariana Gross, RJ1

Curta nossa página no Facebook

Compartilhe a notícia com seus amigos


Troca de tiros assusta banhistas na Praia de Geribá, em Búzios
Segundo a Polícia Civil, duas pessoas estavam na areia da praia prestes a executar um homem, quando foram impedidas por um militar dos bombeiros.
Mosaico Florido em São Pedro da Aldeia
Mosaico Florido surge como um oásis terapêutico, oferecendo um leque completo de serviços que unem corpo, mente e emoção
Um homem ficou ferido em estado grave depois do carro capotar e cair de ponte na RJ-106
O capotamento teria ocorrido após uma colisão com outro veículo. O Corpo de Bombeiros foi acionado
Criança de 6 anos morre afogada em piscina de clube em Macaé
O caso ocorreu no sábado (13), no local conhecido como clube Campestre, que atende a servidores da Petrobras
Celebre o Dia Nacional do Livro Infantil com a Livraria da Aldeia!
Para celebrar essa ocasião especial, a Livraria da Aldeia preparou uma promoção imperdível!
Troca de tiros assusta moradores do Minha Casa Minha Vida em Cabo Frio
O tiroteio ocorreu no bairro Jardim Esperança na madrugada deste sábado (13). Segundo a polícia, ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi localizado.
Operação da PM resulta na apreensão de grande quantidade de drogas em Cabo Frio
Três pontos de venda foram desarticulados e um suspeitos foi detido na operação realizada na Estrada Caminho de Búzios
Acidente entre ônibus e moto resulta em vítimas fatais em Cabo Frio
Polícia Militar e perícia investigam as causas do trágico acidente ocorrido na Estrada Caminho de Búzios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *