SÃO PEDRO DA ALDEIA – 176ª reunião do Conselho de Segurança Pública marca eleição de nova diretoria em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) de São Pedro da Aldeia realizou, nesta quarta-feira (11), a 176ª reunião ordinária para discutir a situação da segurança no município. O encontro também marcou a eleição da nova diretoria do órgão para o biênio de 2018 a 2020. Na ocasião, houve a apresentação de dados estatísticos, ocorrências locais, além de espaço aberto para discussões e sugestões. Compondo a mesa de autoridades, estiveram presentes o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel André Henrique de Oliveira, o capitão da 2ª Cia, Amarildo Pereira, o delegado da 125ª Delegacia de Polícia, Dr. Mário Silva, o subsecretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, o presidente do CCS, João Marcello Freire, e o 2º sargento Elber Correia, representando o comando da Marinha do Brasil.

O subsecretário de Segurança e Ordem Pública e chefe da Guarda Municipal, Jorge Ribeiro, falou sobre a importância das reuniões do Conselho. “Aqui nós conseguimos captar todas as necessidades da população e, junto com os órgãos de segurança, nós vamos nos adequando para trabalhar com foco em uma segurança melhor para o munícipe. Nós contamos com a parceria e a participação da Polícia Militar para adquirirmos as informações onde há incidências criminais e temos trabalhado juntos, com a Guarda se fazendo presente, trazendo bons resultados, inibindo a ação de criminosos, de vândalos, e dando uma maior sensação de segurança para a população”, destacou.

A 176ª reunião foi aberta com a composição da mesa, seguida pela leitura e aprovação da ata do encontro anterior. Logo após, foram apresentados os Dados Estatísticos das Incidências Criminais referentes ao mês de maio, com base nos levantamentos oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), além de ocorrências locais. Em seguida, o espaço foi aberto para sugestões e discussões com tema livre.

Em sua fala, o tenente-coronel do 25ª BPM, André Henrique de Oliveira, parabenizou a atual gestão do CSS e destacou algumas das operações realizadas pelo Batalhão, que possui uma área de abrangência de sete municípios. “A reunião do Conselho é importantíssima para o aprimoramento das nossas ações e prestar um serviço de qualidade. Infelizmente, os recursos são escassos, mas com sabedoria, usando muito a análise criminal, com a liderança realizada pelo capitão Amarildo junto à sua tropa e o CCS trazendo as demandas da população, nós conseguimos obter bons resultados neste período. Gostaria de parabenizar e enaltecer o presidente João Marcello, que teve uma gestão diferenciada à frente do CCS, acompanhando de perto as estatísticas, cobrando e vivendo a ‘realidade criminal’ da cidade”, ressaltou.

Capitão da 2ª Companhia, que abrange São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, Amarildo Pereira ressaltou a importância da integração e da troca de informações. “Gostaria de parabenizar o presidente João Marcello e toda a equipe do CCS pelo apoio e troca de informações, possibilitando um melhor atendimento aos cidadãos. Nós trabalhamos dentro de informações e essa integração é muito importante. Essas informações que têm chegado até a Polícia e a confiança da população se devem também ao Conselho. Estamos fazendo um policiamento voltado para a Mancha Criminal e vamos buscar alcançar a nossa meta no mês de julho”, disse.

Recém-nomeado, o delegado titular da 125ª Delegacia de Polícia de São Pedro da Aldeia, Dr. Mário Silva, enalteceu a atuação dos efetivos policiais nas ruas da cidade. “Repetindo o que eu disse na reunião passada, nós temos um Batalhão com uma presença mais eficaz, mais visível de efetivo policial em pronto empenho. Essas respostas são muito significativas. Todos sabem que estou vindo de uma realidade de capital, de região metropolitana, onde há batalhões que são mais favorecidos em termos de efetivos, e retornei à região para encontrar essa realidade operacional. Os problemas existem, mas a população pode ter certeza que o aparelho de segurança pública à disposição, notadamente com relação ao 25º, é uma coisa de nos dar orgulho”, salientou.

Na oportunidade, o gerente operacional da Auto Viação Salineira, Luiz Gustavo Braga, foi convidado a abordar assuntos referentes ao serviço de transporte coletivo de passageiros realizado no município. O gerente se colocou à disposição para o diálogo, prestou esclarecimentos com relação às rotas de ônibus e falou sobre um estudo, em andamento, para a implantação de uma integração, via cartão, entre as linhas municipais e intermunicipais para a melhoria do serviço prestado à população aldeense.

Dando início à segunda pauta do encontro, o tenente-coronel André Henrique de Oliveira, membro nato do Conselho, conduziu a eleição e a apresentação dos novos membros que irão compor o CCS durante o biênio 2018- 2020. Foram eleitos como presidente Valério Nuno de Figueiredo, vice-presidente Francisco Galdino, 1º secretário David Augusto Figueiredo, 2º secretário Paulo Roberto, diretora social e de assuntos comunitários, Guimar Pereira, e os membros da comissão de ética, Victor Manuel Bandeira, Abelar Pereira e Nair Felix.

Presidente atual do CCS na gestão 2016-2018, João Marcello Freire agradeceu a todos os presentes, autoridades, membros natos e efetivos, e se despediu de seu mandato desejando uma boa gestão à nova chapa. “Tive o prazer de conhecer pessoas e cidadãos maravilhosos e exemplares que aqui adquiri como amigos e como companheiros comprometidos em um mesmo ideal, em busca de uma segurança pública digna e de qualidade. Gostaria de agradecer à Deus, à minha família, por me apoiar nesta causa, e aos meus pares desta diretoria, que me convidaram a fazer parte deste Conselho e por se dedicarem aos desafios e objetivos que foram propostos e fielmente cumpridos ao longo do biênio. Realizamos grandes reuniões construtivas, como o primeiro seminário de Segurança Pública, em 2016, a primeira audiência pública, em 2017, e o V Fórum de Segurança Pública este ano”, disse.

Novo presidente eleito, Valério Nuno de Figueiredo deu boas-vindas a todos, cumprimentando as autoridades e os participantes presentes. “É um prazer muito grande estar aqui com os senhores e as senhoras, que largam seus lares, seus afazeres, para vir aqui discutir conosco a situação da segurança pública. Aqui nós estamos vendo um trabalho bem feito pelas polícias. A Guarda Municipal também está de parabéns, com um contingente pequeno faz um trabalho muito bom e é muito cobrada todo dia. Parabenizo ainda João Marcello pelo trabalho realizado e quero dizer que para mim é uma honra ter sido escolhido pelos nossos pares para assumir a presidência do Conselho”, afirmou.

O encontro contou com a participação do diretor da Guarda Municipal, Maurício Lopes, do diretor de comunicação do CCS, José Maria Cádimo; do 1º e 2º secretários do CCS, Francisco Galdino e Roberto dos Santos; da diretora Social e de Assuntos Comunitários do CCS, Guimar de Souza; do presidente da Federação das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (FEMAMSPA), Paulo Roberto Vasconcellos, do vice-presidente da FEMAMSPA e presidente da Associação de Moradores do bairro Balneário São Pedro, Alberto Valente Habib; do presidente da Associação de Moradores do bairro Recanto do Sol, Jaimisson Pereira, dentre outros líderes comunitários e representantes do governo municipal, sociedade civil e entidades associativas.

A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública está marcada para o dia 08 de agosto, às 19h, na sede da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua Glória Lobo, n° 360, no Centro da cidade.


Texto: Raíra Morena
Fotos: Renato Fulgoni
ASCOM/PMSPA







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *