inscrições

São Pedro da Aldeia abre inscrições para 3ª Conferência Municipal de Cultura

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Evento virtual será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro; representantes da sociedade civil ao Conselho Municipal de Política Cultural serão eleitos durante o encontro

Estão abertas as inscrições para a 3ª Conferência Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia. O evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro sob a coordenação da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. Um dos destaques da programação será a eleição dos representantes da sociedade civil ao Conselho Municipal de Política Cultural. Devido à pandemia, os encontros serão realizados de forma exclusivamente on-line, via Sympla Streaming, e serão abertos a população. Para participar, basta preencher um formulário de inscrição disponível na página da Cultura, em https://pmspa.rj.gov.br/secretarias/secretaria-adjunta-de-cultura/

Qualquer morador com idade mínima de 16 anos pode participar da conferência como observador, mas para ter direito a voz e voto o interessado deverá estar cadastrado no Mapeamento Municipal de Cultura. 

Com o tema “Desafios da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura e perspectivas futuras”, o evento tem como objetivo avaliar, debater e propor políticas públicas nos setores de arte e cultura. “Além da homologação do Conselho Municipal de Cultura, teremos discussões muito importantes, que vão orientar os rumos que deverão ser tomados nos próximos anos. Contamos com a participação de todos”, destacou o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques. 

As discussões vão girar em torno de cinco eixos temáticos: Cultura e Educação, Gestão Cultural, Direito à cultura e a democratização do acesso, Reestruturação do Sistema Municipal de Políticas Culturais e Sistema de preservação ao patrimônio cultural. A programação também vai contar com apresentações de dados da Cultura e da execução da Lei Aldir Blanc no município. 

Candidatura ao Conselho Municipal de Política Cultural 

Destaque na programação, as eleições de membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural acontecerão no dia 21 de outubro, com início às 19h. O órgão terá formação paritária, com 12 representantes da sociedade civil e 12 indicados pelo Poder Público, para mandato de dois anos. 

Para se candidatar a conselheiro, é necessário preencher o formulário eletrônico específico para candidatura, disponível na página da Secretaria Adjunta de Cultura, no site da prefeitura, anexando cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Para ocupar uma cadeira no conselho, é necessário ter idade mínima de 18 anos; comprovar atuação na área cultural; estar cadastrado no Mapeamento Municipal de Cultura; ter participado de pelo menos uma reunião do Fórum Permanente de Política Cultural este ano; ter residido no município por pelo menos um ano; e não ter qualquer vínculo com os servidores da gestão municipal de Cultura e conselheiros do Poder Público. 

Inscrições e acesso 

As inscrições para o público em geral ficarão abertas até o dia 20 de outubro, às 17h. Para os candidatos ao Conselho, o período de inscrições se encerra no dia 8 de outubro às 17h. 

O link para acesso à transmissão da Conferência no Sympla Streaming será enviado por e-mail aos inscritos. Para acessar o Sympla, é necessário baixar e instalar o Zoom no dispositivo (computador ou smartphone). 

Também é possível acessar a videoconferência diretamente pelo site www.sympla.com.br, na aba Ingressos. Neste caso, basta criar uma conta ou fazer login, caso já tenha uma. 

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre os procedimentos de participação e de candidatura ao Conselho Municipal de Política Cultural, os interessados podem enviar um e-mail para conferenciadeculturaspa@gmail.com

Com informações da ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena 


REVISTA ALDEIA MAGAZINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *