São Pedro da Aldeia abre inscrições para 3ª Conferência Municipal de Cultura

Evento virtual será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro; representantes da sociedade civil ao Conselho Municipal de Política Cultural serão eleitos durante o encontro

Estão abertas as inscrições para a 3ª Conferência Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia. O evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro sob a coordenação da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. Um dos destaques da programação será a eleição dos representantes da sociedade civil ao Conselho Municipal de Política Cultural. Devido à pandemia, os encontros serão realizados de forma exclusivamente on-line, via Sympla Streaming, e serão abertos a população. Para participar, basta preencher um formulário de inscrição disponível na página da Cultura, em https://pmspa.rj.gov.br/secretarias/secretaria-adjunta-de-cultura/

Qualquer morador com idade mínima de 16 anos pode participar da conferência como observador, mas para ter direito a voz e voto o interessado deverá estar cadastrado no Mapeamento Municipal de Cultura. 

Com o tema “Desafios da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura e perspectivas futuras”, o evento tem como objetivo avaliar, debater e propor políticas públicas nos setores de arte e cultura. “Além da homologação do Conselho Municipal de Cultura, teremos discussões muito importantes, que vão orientar os rumos que deverão ser tomados nos próximos anos. Contamos com a participação de todos”, destacou o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques. 

As discussões vão girar em torno de cinco eixos temáticos: Cultura e Educação, Gestão Cultural, Direito à cultura e a democratização do acesso, Reestruturação do Sistema Municipal de Políticas Culturais e Sistema de preservação ao patrimônio cultural. A programação também vai contar com apresentações de dados da Cultura e da execução da Lei Aldir Blanc no município. 

Candidatura ao Conselho Municipal de Política Cultural 

Destaque na programação, as eleições de membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural acontecerão no dia 21 de outubro, com início às 19h. O órgão terá formação paritária, com 12 representantes da sociedade civil e 12 indicados pelo Poder Público, para mandato de dois anos. 

Para se candidatar a conselheiro, é necessário preencher o formulário eletrônico específico para candidatura, disponível na página da Secretaria Adjunta de Cultura, no site da prefeitura, anexando cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Para ocupar uma cadeira no conselho, é necessário ter idade mínima de 18 anos; comprovar atuação na área cultural; estar cadastrado no Mapeamento Municipal de Cultura; ter participado de pelo menos uma reunião do Fórum Permanente de Política Cultural este ano; ter residido no município por pelo menos um ano; e não ter qualquer vínculo com os servidores da gestão municipal de Cultura e conselheiros do Poder Público. 

Inscrições e acesso 

As inscrições para o público em geral ficarão abertas até o dia 20 de outubro, às 17h. Para os candidatos ao Conselho, o período de inscrições se encerra no dia 8 de outubro às 17h. 

O link para acesso à transmissão da Conferência no Sympla Streaming será enviado por e-mail aos inscritos. Para acessar o Sympla, é necessário baixar e instalar o Zoom no dispositivo (computador ou smartphone). 

Também é possível acessar a videoconferência diretamente pelo site www.sympla.com.br, na aba Ingressos. Neste caso, basta criar uma conta ou fazer login, caso já tenha uma. 

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre os procedimentos de participação e de candidatura ao Conselho Municipal de Política Cultural, os interessados podem enviar um e-mail para conferenciadeculturaspa@gmail.com

Com informações da ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena 


REVISTA ALDEIA MAGAZINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *