SÃO PEDRO DA ALDEIA – Aluno aldeense recebe o diploma de deputado estadual do Parlamento Juvenil na Alerj

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Na semana entre 20 a 26 de novembro aconteceu a SEMANA DO PARLAMENTO JUVENIL, onde, Wagner Muniz, aluno do Ciep 146, representou São Pedro da Aldeia na Alerj. O Parlamento Juvenil é um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para incentivar a participação de jovens na política. Os estudantes passam uma semana vivendo o dia a dia de um Deputado Estadual, discutindo e aprimorando projetos de lei que eles mesmos criaram. Os seis projetos aprovados ainda podem virar lei no Estado. Os Deputados eleitos aprendem mais sobre sua função em oficinas de capacitação preparadas pela Alerj. Durante uma semana, os parlamentares apresentam, debatem e votam os projetos de sua autoria no plenário da Alerj. No fim, as escolhidas são encaminhadas à apreciação do Governador, podendo ou não virar lei.

semana-do-parlamento-juvenil-15

“O Parlamento foi de suma importância em minha vida, pois lá pude conhecer jovens críticos, assim como eu. Apesar das manifestações na Alerj, tudo ocorreu com muita segurança. Ficamos aproximadamente 5 horas discutindo os 82 presentes projetos de lei feito por cada represente de seu município. Tivemos palestras, debates, cursos, encontros políticos e comissões”, disse Wagner Muniz, aluno do Ciep 146 que representou São Pedro da Aldeia na Alerj, no Parlamento Juvenil.

Segundo Wagner Muniz, em uma dessas palestras, parlamento teve a presença do deputado estadual Marcelo Freixo.

“Ele nos acolheu com tanto carinho e nos incentivou a buscar os nossos sonhos e sermos críticos”, destacou Wagner.

Os cursos, palestras e debates foram realizados na Escola do Legislativo (ELERJ) e na Alerj, como a defesa do projeto de lei. O deputado estadual do Parlamento Juvenil, Wagner Muniz, escreveu um projeto sobre educação, que seria possibilitar a rede pública do Estado do Rio de Janeiro expandir o conhecimento dos alunos na política, introduzir um programa, que tivesse como objetivo explicar o funcionamento do sistema politico brasileiro.

“Meu projeto não foi aprovado, porém abriu grandes discussões sobre o tema, e tenho a certeza de que saímos ricos de lá, ricos de conhecimento. Inclusive, discutimos um projeto de lei do Carlos Bolsonaro “Escola Sem Partido” que é inviável e totalmente contraditório ao desenvolvimento politico pedagógico do aluno. Independente do projeto ser aprovado ou não, eu sei que levaremos o nosso conhecimento pro resto da vida, e o meu projeto foi um dos que mais gerou discussão, debatemos todos os projetos. E visitamos projetos sociais, e o meu grupo ficou com a Casa Ronald McDonald”, acrescentou Wagner.

“A politica está presente em nosso dia a dia, e muitos generalizam achando que ela é corrupta, associando à politicagem”, comentou Wagner.

semana-do-parlamento-juvenil-12

Nesse ano o Parlamento Juvenil teve uma atividade inédita, que foi a cápsula do tempo, que será aberta daqui há 10 anos, quando o Palácio Tiradentes completar 100 anos.
O deputado estadual do Parlamento Juvenil, Wagner Muniz, recebeu o diploma, certificado e um livro da Alerj. 
“A semana foi muito corrida, porém bastante produtiva, pude ter a oportunidade de tirar dúvidas e responder questões sobre politica. Foi algo maravilhoso, que irei levar pra vida toda”, destacou o deputado estadual do Parlamento Juvenil.
semana-do-parlamento-juvenil-7
“O Parlamento Juvenil tem como objetivo incluir e possibilitar o jovens dentre os meios políticos. O Parlamento contribuiu muito em minha vida pessoal e profissional, pois eu puder ampliar a minha visão em relação à política. Me fazendo questionar a sociedade e tornar-se ativo e proativo na participação de meu país. Eu gosto de política, eu gosto de falar, gosto de ser participativo e a política é um caminho que eu quero é pretendo seguir. Pretendo cursar Direito, e quem sabe, ser o próximo Luther King, Obama e/ou Joaquim Barbosa”, acrescentou Wagner Muniz.

“No ano que vem, eu irei tentar novamente participar do Parlamento Juvenil, e buscar ainda mais conhecimentos. Uma coisa eu digo; jamais deixe de acreditar em você e em seus sonhos, e se você disser que ninguém acredita em você, eu lhe digo; Deus acredita! Eu acredito. Sou grato ao deputado estadual e coordenador do Parlamento Juvenil; Wanderson Nogueira, porque se não fosse ele, eu não iria ter essas oportunidades que eu tive. Os mais sinceros agradecimentos a equipe do PJ (Parlamento Juvenil); Bruno Pedrette, Tomás Batáglia, Felipe Asth e todos os outros que contribuíram para a realização do evento”, finalizou.

semana-do-parlamento-juvenil

semana-do-parlamento-juvenil-134

semana-do-parlamento-juvenil-22

semana-do-parlamento-juvenil-14

semana-do-parlamento-juvenil-13

semana-do-parlamento-juvenil-9 semana-do-parlamento-juvenil-8

semana-do-parlamento-juvenil-6

semana-do-parlamento-juvenil-5

semana-do-parlamento-juvenil-4

semana-do-parlamento-juvenil-3

semana-do-parlamento-juvenil-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *