SÃO PEDRO DA ALDEIA – ALUNOS DO PROFESP PARTICIPAM DA III EDIÇÃO DOS JOGOS FORÇAS NO ESPORTE DA REGIÃO DOS LAGOS

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Alunos de São Pedro da Aldeia, integrantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), participaram do III Jogos Forças no Esporte da Região dos Lagos. A iniciativa envolveu os núcleos da Base Aérea Naval aldeense (BAeNSPA), do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) e do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), de Arraial do Cabo. Cerca de 400 estudantes participaram das atividades, incluindo alunos do município cabista, que contou com a presença do Comandante da Base, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa; Comandante imediato do CIAAN, Angelo de Coelho Brito; e o Comandante do IEAPM, Capitão de Corveta (RM1-T) Amilton Rodrigues Eleotero, além dos coordenadores de cada núcleo do PROFESP e das coordenadoras de Educação Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, e do Programa Novo Mais Alfabetização, Suely Mônica Santos.

Foto: Lílian Souza

O comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa, agradeceu a todos os representantes, voluntários e educadores físicos, que auxiliaram na formação dos jovens participantes do PROFESP. “A importância desse programa se dá pela preparação dos alunos, sendo física, mental e intelectual, para que eles tenham um bom preparo para o futuro. É uma felicidade grande estar contribuindo um pouco neste processo de formação. Peço para que os estudantes se empenhem nos esportes e não se esqueçam dos estudos. Parabenizo aos jovens que participaram das competições, tenho certeza que todos se empenharam para fazer o seu melhor”, disse.

Foto: Lílian Souza

Após a execução do Hino Nacional, foi aberta a competição com o juramento dos atletas participantes. Os Jogos promoveram dois dias de atividades esportivas, com interação entre os núcleos, incentivando a amizade e o espírito em equipe entre os estudantes.

Foto: Lílian Souza

O evento teve como objetivo promover a confraternização entre os alunos dos diversos núcleos do Programa na Região dos Lagos, despertando o espírito de corpo e a importância do trabalho em equipe, reforçando a disciplina e incentivando a participação e inclusão. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de competir em algumas modalidades esportivas, como natação, atletismo, com corrida, salto em distância, 100m livres, revezamento e cabo de guerra, futebol de campo, futsal feminino, basquete e queimado, entre outras atividades.

Foto: Lílian Souza

O comandante interino do CIAAN, Angelo de Coelho Brito, afirmou que os jogos foram um congraçamento, por meio do esporte, das três unidades militares que participam do programa, onde os jovens puderam praticar essa parte lúdica. “Em relação ao CIAAN, intensificamos a parte acadêmica dos estudantes, com acompanhamento de pedagogo e profissionais de todas as áreas, não só da parte esportiva. O importante não é saírem daqui atletas, mas nosso objetivo é que, ao final do projeto, todos passem de ano e daqui uns anos tenham cidadãos com condições de representar o Brasil em qualquer modalidade. O nosso intuito é criar cidadãos brasileiros. Isso é muito gratificante”, afirmou.

Foto: Lílian Souza

Durante o encerramento dos Jogos, os comandantes fizeram a entrega das medalhas para os alunos destaque de cada núcleo. Foram destacados uma menina e um menino de cada unidade participante, pelo seu desempenho nas atividades.

Foto: Lílian Souza

A aluna da E. M. Luiza Terra de Andrade, Vanessa Nunes, de 13 anos, foi destaque nos jogos por fazer um gol de goleiro no futsal. “Eu gosto muito de participar desse projeto, pois dá a oportunidade para pessoas que têm talento para o esporte de desenvolver essas habilidades. Nos jogos anuais, participei das modalidades futsal e atletismo”, comentou.

Foto: Lílian Souza

Já o estudante da E. M. Vinhateiro, Iago Botelho, de 15 anos, comentou sobre a sua primeira participação no PROFESP. “Entrei em setembro e espero participar mais vezes. Fui aluno destaque pelo meu empenho na natação. O programa nos dá uma oportunidade muito boa”, salientou.

Foto: Lílian Souza

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. O Programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades desportivas e educacionais, além de lazer e atividades complementares. Os participantes também recebem alimentação, orientação de civismo e cidadania e são incentivados com o desenvolvimento de habilidades profissionais.

Foto: Lílian Souza

Iasmin Tomas, de 11 anos, da E. M. Dulce Jotta de Souza, falou sobre a participação nos jogos. “Aprendi muitas coisas participando da competição. Joguei basquete, queimado e aprendi sobre orientação. Adoro fazer parte do PROFESP”, destacou.

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Marianne Rodrigues


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *