São Pedro da Aldeia amplia testagem para COVID-19 em Unidades de Saúde

São Pedro da Aldeia amplia testagem para COVID-19 em Unidades de Saúde

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Cinco unidades estão sendo polos para a realização do exame que detecta a infecção por coronavírus

Moradores aldeenses que estiverem com sintomas similares à Covid-19, ou que tiveram contato com algum paciente infectado, já podem realizar exames para a detecção da COVID-19 em cinco postos de saúde da rede de Atenção Básica de São Pedro da Aldeia. Os exames estão sendo feitos nas unidades São João II, Campo Redondo, Vinhateiro, Balneário e Porto da Aldeia, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. Além das unidades de saúde, o Centro de Triagem Covid-19 segue em funcionamento, em frente ao Pronto-socorro Municipal.

Foto: Jefferson Viana

Mesmo com a ampliação da testagem, a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, ressalta a importância da colaboração dos moradores para evitar a disseminação do vírus. Para ela, a responsabilidade coletiva é tão importante quanto diagnosticar a população.

Foto: Jefferson Viana

 “A ampliação da testagem que estamos realizando vai reforçar o rastreamento da doença e identificar onde estamos tendo o maior número de contágio. Precisamos contar com a colaboração de cada morador, seja ele do grupo de risco ou não, jovens ou idosos. Com a alta temporada, é preciso acender o alerta de que a pandemia não acabou e a Covid-19 é uma doença muito grave. A segunda onda é uma realidade no nosso país, precisamos da colaboração de todos”, alertou.

UNIDADES POLO

Para a escolha das cinco unidades iniciais que estão realizando a testagem, a gestão definiu locais que atendessem critérios como número de casos e quantitativo populacional. De acordo com Jaqueline Tinoco, coordenadora de Atenção Básica, a testagem é mais uma forma de monitorar a incidência de contaminação.

“Neste momento optamos por essas cinco unidades, nas quais as localidades vêm apresentando alto número de pessoas infectadas, que positivaram para a COVID-19. Observando a alta populacional e os números, estamos realizando esse acompanhamento nas áreas. Dentre os bairros escolhidos, o Fluminense, bairro com mais positivos, está coberto em sua área de abrangência pelo Centro de Triagem”, disse.

Os pacientes devem procurar as unidades definidas apenas dentro do horário especificado. O exame de swab (coleta nasal) é enviado para o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), unidade de referência para todo o Estado, os resultados devem ser retirados na Vigilância Epidemiológica, pelo número (22)99617-5923, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Com informações da ASCOM/PMSPA – Pro Luana Macêdo – Foto: Jefferson Viana


REVISTA ALDEIA MAGAZINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *