SÃO PEDRO DA ALDEIA ATRAI EMPREENDIMENTO INÉDITO DE CULTIVO DE CAMARÃO

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Como resultado dos investimentos realizados pela gestão do prefeito Cláudio Chumbinho na área do desenvolvimento econômico, o município de São Pedro da Aldeia atraiu, recentemente, mais um grande empreendimento comercial inédito na Região dos Lagos, a Shrimps, empresa especializada na produção de camarão. O sistema de cultivo adotado, caracterizado como semi-intensivo, abrange uma área de cerca de um hectare no bairro da Cruz, zona rural do município, e opera com uma estrutura moderna baseada em práticas sustentáveis aliadas a inovações tecnológicas aplicadas na criação dos crustáceos em viveiros.

Foto: Renato Fulgoni

O empreendimento, pioneiro na região, já tem licenciamento ambiental da Prefeitura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento. “Nos deparamos com um projeto muito bacana no seu sentido ecológico, de sustentabilidade, com reaproveitamento dos recursos, sem a geração de resíduos. De antemão decidimos ser parceiros não só com o suporte técnico, na parte do licenciamento, mas também com o apoio na infraestrutura básica, porque entendemos a importância de valorizar uma atividade econômica ecologicamente correta e que contribui para gerar emprego e renda no município. Empresas como essa só vem agregar valor para a cidade”, destacou o secretário da pasta, Luciano Pinto.

Foto: Renato Fulgoni

A fazenda de cultivo conta com 18 viveiros escavados de 500 metros quadrados, abrigados por estufas. Cada tanque tem capacidade de produção de, em média, uma tonelada de camarão. A despesca é realizada a cada três meses, aproximadamente, com previsão de primeira safra ainda este mês.


O processo produtivo engloba a aplicação de técnicas de biossegurança, análises laboratoriais, biometria, sistema de aeração, uso de fertilizantes, cuidados sanitários e práticas de manejo alimentar para a incorporação de substâncias nutritivas para a engorda do camarão, além do controle dos parâmetros de qualidade da água.

Foto: Renato Fulgoni

“É um sistema totalmente sustentável, a água é reutilizada e não há desperdício. Nós utilizamos probióticos, vitaminas e outros produtos de alta qualidade para que os camarões possam crescer e se desenvolver bem nos viveiros. São cerca de 12 funcionários trabalhando 24h com o cultivo para termos um produto final de excelência para atender o mercado”, afirmou o engenheiro William Nicolau, um dos representantes da empresa.


No Estado do Rio, o município aldeense é um dos poucos que possuem uma estrutura de produção de camarão implantada. De acordo com William, a política municipal voltada a captação de empresas foi um fator determinante para a instalação do empreendimento na cidade. “A Prefeitura sempre deu todo o apoio para a gente. Muitas empresas estão vindo para São Pedro da Aldeia porque aqui existe esse suporte. O empresário quando pensa em fazer um investimento ele quer poder contar com apoio”, complementou o produtor.

Foto: Renato Fulgoni

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA

 


 

 


 

 


 

 


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *