São Pedro da Aldeia avança na rede de Atenção Primária

São Pedro da Aldeia avança na rede de Atenção Primária

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Município alcança metas em programas de saúde estadual e federal fortalecendo cuidados preventivos à população

Ocupando a segunda posição no número de cadastros de usuários no Sistema Único de Saúde (SUS) na Baixada Litorânea, São Pedro da Aldeia vem aumentando a sua rede municipal de Atenção Primária, preservando a promoção, prevenção e o cuidado com a saúde da população aldeense. Segundo a última análise realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, a cidade avançou em cerca de 10 mil cadastros dentro de seu território, alcançando aproximadamente 40 mil usuários inscritos ao todo. Fortalecendo o ideal de cuidado e prevenção como prioridade, o município se destacou ainda alcançando algumas metas do Programa Previne Brasil e no Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS).

Foto: Renato Fulgoni


Com essa evolução, o município ganha destaque dentro do cuidado com a saúde da sua população, ofertando mais medidas preventivas. Para a secretária municipal de Saúde, Francislene Casemiro, esse é um grande ganho para a sociedade e para a atual gestão. “Nosso maior objetivo sempre foi atender o usuário da forma mais precoce possível, reforçando a prevenção e a promoção de saúde como algo prioritário. Ter São Pedro da Aldeia como destaque em suas ações é um privilégio e fruto do trabalho realizado por todos”, disse.

METAS

De acordo com a análise de dados da Secretaria de Estado de Saúde, São Pedro da Aldeia registrou alta de produção batendo metas no Programa Previne Brasil. No critério de testagem de gestantes para HIV e sífilis, obteve a cobertura de 70% acima do estipulado. Dentro das marcas do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) o município superou a meta de consultas médicas, que era de 20%, e alcançou 40%, o dobro do exigido. Já na enfermagem, a meta de produção era de 30%, a cidade chegou a 70%.

Foto: Renato Fulgoni
O trabalho aldeense de prevenção junto às gestantes foi avaliado pelo Estado.

Para Jaqueline Tinoco, coordenadora de Atenção Primária, mais do que algumas metas batidas junto ao PREFAPS e ao Previne Brasil, São Pedro da Aldeia vem colhendo os frutos de um trabalho realizado a longo prazo.

“A gestão municipal tem como objetivo ampliar cada vez mais os serviços de saúde oferecidos para a população aldeense, esse tem sido o nosso trabalho diário junto às equipes e as unidades. Além dos resultados reconhecidos, o município vem apresentando um crescimento em outros critérios estabelecidos pelo Estado, o que marca uma linha histórica de evolução dentro da Atenção Primária”, afirma a coordenadora.

Foto: Renato Fulgoni
A testagem contra HIV e Sífilis foi um dos critérios analisados

Com informações da ASCOM/PMSPA


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *