SÃO PEDRO DA ALDEIA COMEMORA DIA MUNDIAL DO AUTISMO

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi comemorado com atividades especiais no centro de São Pedro da Aldeia. Na Praça Agenor Santos, foram promovidas diversas ações educativas com o objetivo de conscientizar a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA). O evento contou com o apoio da Prefeitura aldeense e da iniciativa privada. Participaram da programação o secretário de Educação, Alessandro Teixeira, o subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, e as vereadoras Mislene Conceição e Beatriz Leite, entre outros representantes das Secretarias Municipais.

O subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, falou sobre a iniciativa. “Foi um prazer colaborar e participar de um evento tão importante como esse. Parabenizo a vereadora Mislene Conceição pela nobre ideia de promover uma lei estabelecendo a Semana de Conscientização do Autismo em São Pedro da Aldeia”, disse.

Oferecendo atendimento em duas tendas montadas na Praça, o evento concentrou profissionais da área. A equipe de Educação Inclusiva da SEMED marcou presença com distribuição de folhetos explicativos na área educacional, orientações a famílias e professores, além da disseminação de informações visando desconstruir o mito da deficiência. O atendimento foi realizado pelas profissionais Simone Soares, coordenadora da equipe, Viviane Daneli, psicóloga, e Luciana Marinho, fonoaudióloga.

A subsecretária de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação, Elizangela Rigueira, destacou que todas as escolas do município também se mobilizaram para celebrar a semana de conscientização. “É uma descoberta também para as escolas, porque muitos ainda não falam sobre o transtorno do espectro autista, mas nós precisamos estar informados para atender os alunos e as famílias da melhor maneira possível”, destacou.

Na ocasião, o público também teve a oportunidade de conversar com psicólogos da Academia do Autismo por Fábio Coelho e terapeutas da Fisiomed, que apoiaram o evento prestando esclarecimentos e distribuindo panfletos informativos. Para a criançada, a programação ofereceu, ainda, atividades lúdicas como recreação, pintura facial, pula-pula, medalhas e muita pipoca.

Atualmente, São Pedro da Aldeia atende 54 alunos com necessidades especiais na Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade, localizada no bairro Estação, nos turnos da manhã e tarde. “O autista que atendemos na Escola tem outros comprometimentos também. Nós trabalhamos a parte pedagógica, buscando sempre desenvolver o melhor desse aluno e estimulá-lo a fazer as atividades do dia a dia, além de ultrapassar as muitas barreiras que eles encontram”, comentou o diretor da unidade, Adriano Vaz, que participou do evento acompanhado da coordenadora pedagógica da EMESPP, Leila Oliveira.

Quem também marcou presença na celebração foi o Instituto de Amparo ao Autista Mãos Unidas, que tem como objetivo incluir e amparar o autista e seus familiares. Com sede na Rua Joaquim Rodrigues Milagre, nº 110, no bairro Estação, a organização não governamental realiza 70 atendimentos semanais. “Ainda olham o transtorno do espectro autista com diferença, falta muita informação. Precisamos fazer ações como essa nos 365 dias do ano”, reforçou a presidente da ONG, Dayse Cunha.

O Instituto de Amparo ao Autista conta com 27 voluntários e profissionais de diversas áreas e recebe vários tipos de doação, como alimentos, remédios e fraldas, visando dar suporte às famílias atendidas no local. Os interessados em ajudar podem entrar em contato no telefone 22 98167 2003.

Em São Pedro da Aldeia, a Semana de Conscientização do Autismo foi instituída pela Lei 2.768/2018, promovida pela vereadora Mislene Conceição. Criado em 18 de dezembro de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo surgiu com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre o transtorno, contribuindo para o combate ao preconceito e para a disseminação de informações.

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Gabrielly Costa



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *