SÃO PEDRO DA ALDEIA – Comissão de São Pedro da Aldeia apresenta projeto da Clínica-Escola do Autista para prefeito de Iguaba Grande

CIDADES IGUABA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Representantes da Comissão do Autismo de São Pedro da Aldeia participaram de uma reunião na Prefeitura de Iguaba Grande. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto de implantação da Clínica-Escola do Autista para o prefeito Vantoil Medeiros Martins. A iniciativa faz parte de um esforço da Prefeitura aldeense, em conjunto com a sociedade civil e o Legislativo municipal, visando sensibilizar os municípios da Região dos Lagos para a construção de clínicas-escolas voltadas ao atendimento especializado a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). As explanações sobre o projeto foram conduzidas pelos integrantes da Comissão aldeense, o advogado Carlos Magno de Carvalho, representante da sociedade civil e um dos grandes apoiadores do projeto, e o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft. Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Alexandre da Farmácia, integrantes do Poder Público local, membros de entidades associativas, pais e responsáveis de autistas.

Na ocasião, o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, apresentou uma série de ações previstas pelo governo municipal relacionadas à implantação da Clínica, nos moldes da unidade de Itaboraí, considerada uma referência no país. “Além de pensar na Clínica-Escola do Autista, a gente também quer atender a família com um conjunto de programações, como a realização de workshops e oficinas de capacitação para o cuidado, em formato de parceria, e um projeto de Cozinha-Escola, tendo em vista que a alimentação é parte fundamental do tratamento da criança com transtorno. Nós precisamos agir no sentido de alcançar as pessoas que estão invisíveis, à margem do processo administrativo público, e que precisam ser alcançadas com as políticas públicas”, afirmou.

Durante o encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito Vantoil, os participantes compartilharam experiências sobre o tema, suas vivências e estratégias eficazes de apoio e tratamento às pessoas com TEA. A apresentação do projeto também já passou pelos municípios de Cabo Frio e Rio das Ostras. “A ideia é sensibilizar os prefeitos da Região dos Lagos para que cada um tenha interesse de fazer um trabalho nesse sentido; queremos mobilizar e fortalecer os municípios. Em Iguaba Grande, o prefeito e o vice-prefeito demostraram apoio imediato à causa”, complementou Alessandro.

Em visita anterior a São Pedro da Aldeia, o vice-prefeito de Iguaba Grande, Alexandre da Farmácia, destacou o apoio dado ao projeto aldeense. “O prefeito Vantoil tem um olhar muito especial, muito carinhoso pelas crianças especiais da nossa cidade. Queremos cumprir esse papel de ajuda entre os municípios e Iguaba Grande está à disposição para o que precisar”, comentou.

Para discutir a implantação da Clínica-Escola do Autista foi criada, em São Pedro da Aldeia, por meio do Decreto n° 074/2019, uma Comissão destinada ao estudo de viabilidade administrativa, orçamentária e financeira do projeto. O grupo é composto por 11 membros com representações no Poder Executivo, Poder Legislativo e sociedade civil. Além das visitas pontuais aos municípios da região, a Comissão aldeense se reúne na primeira quarta-feira de cada mês, no município, com o objetivo de dar andamento aos processos, definir metas e traçar ações prioritárias em prol da causa.

Também participaram da reunião em Iguaba Grande o secretário de Saúde, Valdeci Júnior; a representante do Flore’Ser (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual), Tecla Nunes; o secretário de Turismo, Marcelo Durão; a diretora da Associação de Pais Eficientes de Iguaba Grande (APEIG); os integrantes da Comissão aldeense, Lilian Martins, representante da Ouvidoria Municipal; e José Neto, representante da sociedade civil; além da servidora aldeense, Barbara Soutelo.

Fonte – ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Renato Fulgoni

 


 

 


 

 


 

 


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *