SÃO PEDRO DA ALDEIA – “CRAS Cidadão” movimenta escola da Baleia

CIDADES SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Escola Municipal Elízio Ignácio Rangel, no bairro Baleia, recebeu nesta sexta-feira (25) o projeto itinerante “CRAS Cidadão”. Dezenas de pessoas participaram do evento promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.  A mobilização ofereceu serviços gratuitos e orientações de programas sociais e de saúde, além de isenção da 2ª via de documentos,durante toda a manhã. A próxima unidade a receber o projeto será a Escola Municipal Paulo Roberto Marinho, no bairro São Matheus, no dia 23 de outubro. 

CRAS Cidadão” movimenta escola da Baleia

O evento mobilizou parte da equipe do CRAS Palmiro Gomes, do Balneário. A coordenadora da unidade, Valéria Cardin, falou sobre a importância do projeto. “É muito importante levar nossas ações aos bairros mais afastados e mostrar para os usuários o que é um CRAS, como ele trabalha e o que ele pode ofertar à população, além de promover a aproximação da comunidade”, disse. 

Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos sobre os programas Bolsa Família e Família Acolhedora, o Conselho Tutelar, o CRAS e o CREAS, além de orientações sobre o CadÚnico. A dentista da Unidade de Saúde da Família do bairro Flexeira, Christiane Ferreira, e a técnica de enfermagem Lúbia Andressa realizaram uma palestra sobre saúde bucal com os alunos. Durante o evento, a Fundação Leão XIII emitiu isenções para retirada de segunda via de identidade, certidão de nascimento, de casamento e de óbito.

Diretora da unidade escolar há três anos, Érica da Costa destacou a resposta da comunidade ao evento. “Essas ações sociais voltadas para a comunidade dentro da escola são muito importantes. A comunidade está presente, estamos com uma movimentação muito legal, o que nos motiva a realizar outros programas sociais aqui. Tivemos que dispensar os alunos da Educação Infantil, mas as aulas não foram interrompidas”, disse.

Moradora do bairro, Marta Rodrigues compareceu à unidade em busca de informações do Programa Bolsa Família e da isenção na emissão de segunda via de documentos. “Essa iniciativa da Prefeitura é muito boa, muitos moradores não têm condições de ir até o CRAS devido ao horário e ao trabalho, então trazer essas ações para mais perto da comunidade é essencial”, falou.

O bairro Flexeira foi o primeiro a receber a ação itinerante, na Escola Municipal Elízio Henrique Paiva. Confira o cronograma das próximas edições do “CRAS Cidadão” nas escolas:

– Escola Municipal Paulo Roberto Marinho

Localização: Rodovia Amaral Peixoto, km 115 – São Matheus

Data: 23/10 – das 9h às 12h

 

– Escola Municipal Vidal de Negreiros

Localização: Bairro Alecrim

Data: 27/10 – das 9h às 12h

 

– Escola Aurelino Martins dos Santos

Localização: Bairro Colina

Data: 09/11 – das 9h às 12h

 

– Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro

Localização: Bairro Estação

Data: 27/11 – das 9h às 12h

 

Fonte Ascom/PMSPA