SÃO PEDRO DA ALDEIA – CRAS Gelson Pinheiro inicia programação do “Outubro Rosa”

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

Nesta quarta-feira (14) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gelson Pinheiro, no bairro Rua do Fogo, iniciou a programação do “Outubro Rosa” nas unidades. O encontro ofereceu café da manhã, palestras motivacionais, exposição de cartazes, dinâmicas musicais e explicação sobre como realizar o autoexame. Na próxima sexta-feira (16), a partir das 14h, no Morro dos Milagres, o CRAS Antônio Paulino de Souza receberá a programação. A unidade fica na Rua Iracy dos Santos, n° 7.

 Coordenadora do CRAS Gelson Pinheiro, Monique Teixeira, destacou as ações realizadas na unidade e deu boas-vindas.

Outubro Rosa 1

Outubro Rosa 2

 “Nós planejamos esse dia pensando em cada pessoa que é atendida no CRAS. Toda a programação durante outubro é voltada para a conscientização do câncer de mama. Essa ação é importante para que possamos prestar atenção e fazer a prevenção na nossa saúde”, contou.

 A programação foi iniciada com a palestra sobre autoestima, ministrada pela psicóloga Martha Edi Gonçalves.

 “Dentro de tudo o que é planejado para esse mês especial nós trabalhamos a autoestima das pessoas que passam por momentos delicados. Discutimos o cuidado próprio, a postura e os relacionamentos estabelecidos. Temos que destacar que o câncer de mama não afeta apenas as mulheres, os homens também podem ser diagnosticados e é importante que haja essa prevenção”, afirmou a palestrante.

 Representante da associação aldeense “Amigas da Mama”, Rose Terto contou sobre como enfrentou o câncer de mama e deu dicas de prevenção.

“Eu tive um esvaziamento de axila em decorrência de um câncer de mama. Passei por esse momento difícil e infelizmente não contei com apoio que toda que mulher precisa em uma situação como essa. A nossa associação “Amigas da Mama” oferece apoio  às pessoas que passam por qualquer tipo de câncer. Estamos toda terça-feira a partir das 8h30 noPrograma de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente  (PAIMSCA)”, afirmou Rose, que ainda exemplificou o autoexame para os presentes.

  

Desde o início do mês de outubro  os colaboradores da Assistência Social estão usando laço cor-de-rosa, característico da campanha, e todos os equipamentos  foram ornamentados com a temática. A programação nos CRAS envolve atividades na oficina de brinquedoteca, produção e exposição de cartazes pelos usuários e orientadores. Também serão realizadas palestras sobre autoestima e autocuidados com psicóloga, além da participação de um profissional da saúde prestando esclarecimentos para todas as participantes. Em parceria com a associação aldeense “Amigas da Mama”, a Prefeitura promoverá ainda apresentação de vídeos informativos e depoimentos de agentes do “Movimento Rosa”.

Confira o calendário oficial de atividades nos CRAS:

  • 16/10/15 CRAS – Morro dos Milagres – 14h às 16h
  • 19/10/15 CRAS – São João – 9h às 12h
  • 20/10/15 CRAS – Alecrim – 9h às 11h30
  • 21/10/15 CRAS – Porto da Aldeia – 9h às 12h
  • 29/10/15 CRAS – Balneário – 9h às 12h

Outubro Rosa 3

Outubro Rosa

 

Fonte Ascom/PMSPA