SÃO PEDRO DA ALDEIA – CURSO DE MELIPONICULTURA ENCERRA SEMANA DO AGRICULTOR

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Semana do Agricultor Familiar, promovida pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, chegou ao fim nesta sexta-feira (02). A abertura do curso de meliponicultura, voltado à criação de abelhas nativas sem ferrão, encerrou a programação de oficinas gratuitas. A iniciativa foi ministrada pelo instrutor Joelson Rodrigues. Os encontros foram realizados pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, no Horto Escola Artesanal.

Foto: Renato Fulgoni

O secretário da pasta, Dimas Tadeu, fez um balanço da iniciativa. “Nós encerramos o evento com sucesso; o pessoal gostou bastante dessa semana, que marcou mais um ano de trabalho com a agricultura familiar. Nós trabalhamos temas voltados à produção orgânica sustentável e tivemos oficinas com foco no aproveitamento de alimentos que são comuns na produção local, como o aipim e a aroeira”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

A programação do último dia de evento marcou o início do curso de meliponicultura, previsto para continuar no próximo mês. A primeira aula abordou conteúdo teórico básico, que será aprofundado nos próximos encontros. Durante a oficina, o instrutor Joelson Rodrigues falou sobre as espécies características da região, capturas de abelhas e como elas devem ser feitas, além da produção e colheita de mel.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com o instrutor, o curso vai envolver questões teóricas sobre o tema, flora e captura de enxames, além de preservação e produção de mel. “Precisamos estimular as pessoas a cuidar e preservar. Nós estamos com o meio ambiente cada vez mais mexido, a natureza tem respondido isso de forma grande, até mesmo agressiva, fora a destruição de insetos e das abelhas”, destacou Joelson.

Foto: Renato Fulgoni

Fernanda Marins, moradora do bairro Praia Linda, acompanhou toda a programação do evento. “As oficinas foram bem importantes para nós, principalmente para quem mora aqui e não sabia que o município desenvolvia tanto trabalho eficiente aqui no Horto. É muito bacana nós, moradores, termos a oportunidade de aprender tanto a teoria quanto a prática. Para mim, foi de muito proveito”, afirmou.

A Semana do Agricultor Familiar movimentou o Horto Escola Artesanal da segunda-feira (29) até esta sexta-feira (02). O encerramento, com um café da manhã, reuniu os participantes e instrutores. Também participaram do evento a secretária de Segurança e Ordem Pública e o subsecretário da pasta, Leila Neves e Jorge Ribeiro; o diretor e o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos e Rafael Zeca, respectivamente; e a representante da Secretaria de Educação, Karla Barreto, entre outras autoridades municipais.

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Gabrielly Costa


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *