SÃO PEDRO DA ALDEIA – Defesa Civil de São Pedro da Aldeia realiza palestra sobre primeiros socorros para alunos da rede estadual

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A equipe da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia realizou nesta quarta-feira (31) uma palestra sobre técnicas de primeiros socorros, acidentes domiciliares, manuseio de extintores, bullying e suicídio com alunos do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré. A ação integra o projeto “Educadores Preparados”, promovido com os profissionais da rede municipal de ensino, e reuniu estudantes das turmas 1001 e 3002 do curso normal.

Foto: Renato Fulgoni

O diretor da Defesa Civil, Marcus Dothavio, falou sobre a iniciativa. “Nós utilizamos o mesmo material que está sendo transmitido aos educadores da rede municipal de São Pedro da Aldeia. Quando os procedimentos de primeiros socorros são bem feitos, eles salvam uma vida. A Defesa Civil trabalha muito com prevenção e, ao capacitar futuros professores, estamos atuando um passo a frente. A turma foi bastante participativa”, salientou.

Foto: Renato Fulgoni

A diretora da unidade estadual, Cintia Soares, abriu a programação destacando a importância do conhecimento de técnicas de primeiros socorros para a profissão. Em seguida, teve início a palestra da equipe aldeense. O conteúdo abordou o conceito de primeiros socorros, sinais vitais, técnica de Tapotagem e Manobra de Heimlich em bebês e adultos, os procedimentos a serem tomados mediante asfixia por corpo estranho, perfuração por arma de fogo, ferimento por arma branca, tipos de hemorragia, envenenamento e queimadura, mitos da convulsão, graus de afogamento e parada cardíaca.

Foto: Renato Fulgoni

Idealizadora do evento, a professora de Práticas Pedagógicas do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré, Telma de Jesus, enfatizou a importância da ação. “É muito importante discutir essa questão, porque os estudantes são futuros professores que estarão lidando com outras pessoas e eles, realmente, precisam ter conhecimentos de primeiros socorros. Essa é uma necessidade que eu percebo há bastante tempo, mas ainda não consta na grade de nenhuma disciplina”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

Na oportunidade, os alunos também participaram de uma aula prática voltada à simulação de situação de risco com gás de cozinha, com o diretor Marcus Dothavio e o agente de Defesa Civil Igor Corrêa, além de esclarecerem eventuais dúvidas. Abordando questões como fatores de risco, prevenção, frases de alerta, dados estatísticos e definições, a técnica de Segurança do Trabalho, Geusa Lopes, ministrou uma palestra sobre bullying e suicídio.

Foto: Renato Fulgoni

Uma das alunas voluntárias para a simulação, Alaíse Pereira, da turma 1001, avaliou a iniciativa. “Apesar de já saber algumas coisas, o conteúdo que eu não conhecia agregou bastante ao meu conhecimento. Gosto bastante de adrenalina e de participar dessas iniciativas. A palestra foi excelente, eu adorei”, comentou.

Foto: Renato Fulgoni


ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *