SÃO PEDRO DA ALDEIA – Defesa Civil de São Pedro da Aldeia sedia Reunião da Regional das Baixadas Litorâneas – REDEC Litorânea

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

A coordenadoria Regional das Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro – REDEC Litorânea – realizou na manhã desta quarta-feira, 13/09, reunião com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios com o objetivo de falar sobre o Cartão de Pagamento de Defesa Civil – CPDC.
A reunião aconteceu no auditório da sede da Coordenadoria de Defesa Civil de São Pedro e estiveram presentes os Oficiais Ten. Cel. Alexandre Silveira e o Ten. Cel. Watanaber ambos da Superintendência Operacional de Defesa Civil do Estado – SUOp, além do Gerente Regional do Banco do Brasil, Luiz Henrique.

O coordenador da REDEC Litorânea, Major BM Eric Schueler, iniciou destacando o objetivo da reunião e falou sobre os novos parâmetros para o desenvolvimento dos Planos de Contingência que busca unificar e simplificar a elaboração dos mesmos, além da utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastre -S2ID – para reconhecimento federal de Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP).
Em seguida o Ten. Cel. Watanaber, representante da Campanha Global “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando” , Coordenada pela Oficina das Nações Unidas Para a Redução do Risco de Desastres – UNISDR, falou sobre a campanha e como os municípios devem fazer para participarem da Campanha. Ele destacou ainda que dos 96 municípios do estado, apenas 32 estão inscritos na campanha.


O Gerente Regional do Banco do Brasil, Sr. Luiz Henrique, responsável por intermediar o cadastro das coordenadorias municipais e o Banco do Brasil para receberem o Cartão de Pagamento de Defesa Civil – CPDC, falou sobre todo o processo do cadastro à forma de utilização do cartão e destacou que este é o único meio que as COMPDECs tem para receber recursos federais em caso de desastres.
O CPDC tem como objetivo acelerar o repasse de recursos a municípios e estados em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para a execução de ações de resposta – socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, por isso é importante que as COMPDECs solicitem seus Cartões.


Já o Ten. Cel. Alexandre Silveira, destacou sobre quais ações de Proteção e Defesa Civil o CPDC deve ser utilizado. “A Defesa Civil atua em 5 momentos: na Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta e na Recuperação e o cartão deve ser utilizado apenas para as ações de Resposta e Recuperação, que são recursos que o Governo Federal tem obrigação de transferir quando há reconhecimento federal de SE ou ECP.” enfatizou o Coronel. Além de falar sobre o CPDC o Coronel apresentou novas ferramentas que a Defesa Civil Estadual está desenvolvendo para facilitar o gerenciamento das COMPDECs em todas as fases de atuação.


Na oportunidade o Cel. Alexandre Silveira aproveitou para parabenizar o trabalho do Major Eric Schueler pelo excelente trabalho a frente da REDEC Litorânea e por ter sido a única REDEC, até o momento, a conseguir reunir todas as Coordenadorias Municipais, de sua responsabilidade, para as apresentações.


O coordenador da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio, destacou a importância destas reuniões regionais para a troca de experiência e aprimoramento das técnicas de Proteção e Defesa Civil. – Primeiro me sinto honrado de ter sido convidado à sediar a reunião, pra mim é uma forma de reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido na cidade. E essa reunião, em específico, foi de grande importância para que as coordenadorias da região estejam prontas para responderem em casos de desastres naturais, essa é a hora de estarmos nos preparando para o período de anormalidade que se inicia em novembro.

O processo para as ações de resposta e recuperação em caso de desastres não é simples, depende de muitos fatores, mas o principal deles é o planejamento. As ferramentas apresentadas pelo Major Eric, principalmente da padronização da elaboração dos Planos de Contingência e padronização da resposta incluindo o Sistema de Comando de Incidentes – SCI, são essenciais para que a COMPDEC esteja pronta para qualquer adversidade.
Excelente o trabalho que a Defesa Civil Estadual está desenvolvendo, ajudará a fortalecer ainda mais o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC, no âmbito estadual.

Por Redação – Portal Defesa Civil



Publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *