SÃO PEDRO DA ALDEIA – DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO ACONTECE NESTE SÁBADO (01)

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Neste sábado (01), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai realizar nas unidades de saúde o Dia D de vacinação contra o Sarampo, para pessoas de 6 meses a 59 anos que ainda não se imunizaram. A vacinação acontecerá das 8h às 13h, com exceção dos postos de Três Vendas e Centro/Mossoró. A Sala de Vacinas também atenderá o público para imunização no mesmo horário. No momento da vacinação, é necessário apresentar o Cartão do SUS e a caderneta de vacinação, caso possua. Após o Dia D de mobilização, os interessados terão até o dia 13 de março para procurar os postos de saúde.


foto: Jefferson Viana
Segundo o Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.


foto: Jefferson Viana
“Essa intensificação vacinal é de 6 meses a 59 anos e é seletiva, quem tem duas doses, não precisa mais se imunizar. Se a pessoa não tem como comprovar em caderneta, pode procurar a unidade de saúde. Depois do dia D, a imunização segue nos postos até o dia 13 de março”, destacou a enfermeira supervisora, Tatiana Leal de Oliveira.

O Ministério, juntamente com as secretarias estaduais e municipais, está realizando a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Luana Macêdo


 

 


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *