SÃO PEDRO DA ALDEIA – Edição especial do “Domingo na Praça” reúne mulheres em prol do Outubro Rosa em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia, ficou movimentada no fim de semana com a realização de mais uma edição do projeto “Domingo na Praça”, dedicado especialmente a campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, conhecida como “Outubro Rosa”. O evento reuniu mais de 100 mulheres para uma série de atividades físicas e esportivas, com concentração na Praça Hermógenes Freire da Costa. A programação incluiu café da manhã, passeio de Canoa Havaiana, pedalada, aulão de yoga, massagem e alongamento. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias adjuntas de Esportes e Lazer e de Cultura, sociedade civil organizada e iniciativa privada.

Fotos: Jefferson Viana

“A Secretaria de Esportes e Lazer já vem desenvolvendo o projeto ‘Domingo na Praça’ e a Cultura decidiu unir esforços e trazer novos parceiros para fazer uma edição especial do ‘Outubro Rosa’. Foi um grande sucesso, tivemos uma adesão muito boa não só de mulheres, mas de homens e de familiares. Foi uma experiência muito agradável; serviu como uma forma de incentivar a prática de atividades físicas, que só trazem benefícios, qualidade de vida e são importantes aliadas na prevenção e promoção da saúde”, destacou a diretora municipal de Cultura, Rosângela Guimarães, uma das participantes do projeto.

Fotos: Jefferson Viana

A manhã de atividades teve início com o passeio ciclístico, promovido pelo grupo “Feras do Pedal”. A atividade mobilizou cerca de 30 participantes de várias faixas etárias, percorrendo a orla, Praia da Pitória, Camerum, Poço Fundo e Boqueirão, em um trajeto de cerca de 9km. “A bicicleta tem ajudado muitas pessoas na recuperação de problemas como depressão e sobrepeso, se tornando um verdadeiro agente de saúde. Além desses benefícios, o pedal nos proporciona novas amizades, conversas agradáveis, momentos de descontração e muita higiene mental”, disse Bia Goulart, uma das fundadoras do grupo.

Fotos: Jefferson Viana

Outra atração destaque no domingo foi o passeio com canoas havaianas na Lagoa de Araruama, na Praia do Centro. A “Remada Rosa” reuniu cerca de 15 mulheres assistidas pelo grupo de apoio a mulheres vítimas do câncer de mama, o “Amigas da Mama”. A prática esportiva foi conduzida pelo professor, empresário e atleta federado, Egas Filho, como resultado de uma parceria entre o clube de canoagem Aldeia VA’A e as “Amigas da Mama”.

Fotos: Jefferson Viana

Diagnosticada com câncer de mama em 2010, Rose Terto é uma das voluntárias mais antigas do grupo e foi uma das participantes da atividade na laguna. “Nunca tinha participado de uma atividade como essa e foi uma experiência fantástica. De início nós ficamos receosas, mas tivemos suporte e toda a instrução técnica. Além de ser prazeroso estar ali, foi uma oportunidade de a gente trabalhar diversos movimentos do corpo que precisamos fazer. Eu e as meninas ficamos muito empolgadas, nos deu uma sensação de liberdade imensa e foi um momento único para apreciar a paisagem de um ângulo totalmente diferente”, afirmou.

Fotos: Jefferson Viana

Durante a manhã, o palco da Praça Hermógenes Freire da Costa mais uma vez recebeu as aulas coletivas de Yoga e Alongamento, conduzida pelas instrutoras Adriana Gallo e Juliana Oliveira. Cerca de 40 pessoas, entre homens e mulheres, participaram das atividades no espaço. A proposta foi promover momentos de relaxamento, além de resgatar a calma e a paz interior, através de exercícios específicos e da auto-observação.

Fotos: Jefferson Viana

“Nessa edição especial do ‘Outubro Rosa’, nós trabalhamos muito a questão do autocuidado. A nossa mensagem principal foi a saúde integral, de se conectar com a natureza, perceber a respiração e de aprender a valorizar o próprio corpo como parte integrante da mente e do espírito, que merece amor e cuidado, muito além das questões estéticas. A gente pôde despertar nas pessoas um olhar para si mesmos”, salientou a professora de Yoga, Dri Gallo. O evento foi uma realização do Movimento Mandala Yoga, Estética & Pilates e ofereceu, ainda, quick massage com a profissional Daniela Oliveira.

A programação também contou com a participação das artesãs associadas à Casa do Artesão.

Fotos: Jefferson Viana

Fonte ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Jefferson Viana

 


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *