SÃO PEDRO DA ALDEIA – Feira do Livro chega à Praça Hermógenes Freire da Costa em São Pedro da Aldeia

CIDADES LITERATURA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Até o dia 31 de janeiro, a Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro de São Pedro da Aldeia, sedia a Feira do Livro “Maria Lê / Maluco por Leitura”. No local, a população pode adquirir livros a preços populares, das 16h às 00h, todos os dias. Cerca de 40 mil títulos dos mais distintos gêneros literários estão disponíveis para venda no local. O projeto tem como objetivo incentivar a leitura e proporcionar entretenimento para o público. Além dos estandes de venda, o espaço conta ainda com exposição de obras e noites de autógrafo com a participação de escritores locais e de fora do Estado. Como parte do projeto, uma tenda foi montada no anfiteatro da praça para a realização de encontros literários, oficinas e apresentações culturais de música, teatro, canto e dança aos finais de semana. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura aldeense.


Presente no primeiro dia de feira, a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, destacou a realização da Feira do Livro na cidade. “Nós recebemos esse projeto de braços abertos porque acreditamos que incentivar a leitura é aperfeiçoar e renovar a mente. Ler é a melhor forma de viajar e abrir os horizontes de uma forma muito prazerosa. É o momento de deixarmos o celular e as tecnologias de lado para estarmos imersos nessa grande viagem. Estamos dando todo o apoio à essa iniciativa e queremos divulgar esse trabalho, que vai ficar até o final de janeiro. É mais um atrativo para a nossa cidade, principalmente nesse período de férias e alta temporada. Esperamos que todos venham visitar e se divertir. Está tudo muito bonito e organizado para atender as famílias, de crianças a adultos, com preços muito acessíveis e livros para todos os gostos”, disse.


Montada em um espaço de 200 m², a feira oferece livros a partir de R$ 1 com gêneros que variam entre literatura infantil, juvenil, nacional, estrangeira, biografias, poesias, religiosos, best sellers e outros, além de pacotes promocionais e lançamentos. Como parte do projeto, uma tenda coberta de 100 m² foi montada no anfiteatro da Praça para a agenda cultural no decorrer da feira, com a participação de artistas locais e de toda a região e colaboradores do projeto. As atrações na praça estão previstas para ocorrer de quinta a domingo, no período noturno. Na próxima segunda-feira (31), em virtude do Réveillon, o horário de funcionamento da feira será reduzido, das 16h às 21h. A equipe do projeto é composta por 12 funcionários e os pagamentos podem ser efetuados no dinheiro, cartão ou vale cultura.


Idealizadora do projeto “Maria Lê”, Maria de Jesus Cardoso, a Susi, enalteceu a parceria firmada com a Prefeitura aldeense. “Essa é a primeira edição do projeto em São Pedro da Aldeia e a Prefeitura nos acolheu de imediato. O município nos abriu as portas e nós esperamos que esse seja o início de uma longa parceria. A nossa proposta é trazer o livro para a praça, para os espaços públicos, e proporcionar o entretenimento e o acesso à cultura para todos. A praça é maravilhosa, muito bem cuidada e isso só agrega para o nosso projeto. Só temos a agradecer a todos os secretários envolvidos, de Cultura, do Ambiente, do Turismo, a Guarda Municipal e todos os nossos parceiros que nos receberam de coração aberto. Teremos também atrações culturais no decorrer da feira, de quinta a domingo, para todos os públicos”, destacou.


De Salvador, na Bahia, Junior Franco é um dos escritores que compõem o quadro de expositores da feira. Pela primeira vez no município aldeense, o autor falou sobre o lançamento de sua trilogia de suspense e aventura, Destino Proibido, da editora Maroba. “Este é o meu primeiro ano na cidade e estou gostando muito. Aqui em São Pedro da Aldeia estou lançando minha a trilogia, Destino Proibido, Um e Dois. O livro Três sai no ano que vem e espero ter a oportunidade novamente de trazê-lo para cá. A feira tem sido uma oportunidade muito prazerosa. As pessoas ficam curiosas, fazem perguntas sobre o projeto, sobre como escrever, publicar, o processo de escrita criativa e atendo todos com muito carinho e atenção”, disse. Além do autor baiano, também fazem parte do time de expositores o escritor e jornalista de São Pedro da Aldeia, Renato Fulgoni, autor do “O Livro dos Sonhos – A Vingança de Adolpho Mister”, que também promove uma sessão de autógrafos na noite do dia 03 de janeiro.


Professora da Educação Infantil, Fernanda Moraes levou o filho, Leandro Oliveira, para aproveitar a programação literária no Centro da cidade. “Meu filho gosta muito de ler e para ele foi uma experiência maravilhosa. Os preços estão muito acessíveis e o espaço está ótimo. O projeto é muito positivo principalmente para as crianças, que podem ter um contato maior com a leitura. É uma oportunidade para que eles ampliem os horizontes, além de contribuir para a alfabetização e para o conhecimento de outras culturas, e tudo isso por um valor que cabe no bolso”, afirmou a moradora do bairro São José.

Fonte ASCOM/PMSPA

Raíra Morena





 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *