SÃO PEDRO DA ALDEIA – Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia participa de encontro sobre o Defeso da Lagoa de Araruama

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Representando a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, os guardas ambientais Marco da Conceição, Jesualdo de Souza, Washington Luis de Assis e José Renato Pinheiro participaram de uma reunião marcando a abertura do defeso de espécies da Lagoa de Araruama. O encontro aconteceu na terça-feira (31), no município de Cabo Frio, e marcou o início do período que proíbe a pesca artesanal e esportiva na laguna durante três meses.

Foto: Jefferson Viana

A iniciativa reuniu representantes dos cinco municípios que são banhados pela Lagoa de Araruama. Na ocasião, foram abordadas questões referentes aos Defesos anteriores, o planejamento de ações em conjunto com os municípios e estratégias de fiscalização. O Defeso da Lagoa de Araruama segue os moldes da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 02, de 13 de março de 2013.

“O encontro discutiu a abertura do Defeso da Lagoa de Araruama, que se inicia hoje, primeiro de agosto, e vai até o dia 31 de outubro. Posteriormente serão realizadas outras reuniões e cada município envolvido recebeu um termo de cooperação de atuação no defeso”, comentou o guarda ambiental Marco da Conceição, um dos representantes da Secretaria Municipal de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento.

A Lagoa de Araruama é a maior massa de água hipersalina em estado permanente do mundo e banha os municípios de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Araruama. Segundo o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), a ação é fundamental para a preservação dos estoques pesqueiros e para a qualidade ambiental da laguna. A fiscalização para o cumprimento da Lei que institui o Defeso será feita pela Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Jefferson Viana






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *