SÃO PEDRO DA ALDEIA – Homem é preso e polícia apreende tonelada de camarão em operação contra pesca ilegal

AÇÕES POLICIAIS AÇÕES POLICIAIS CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Investigações apontam que locais de armazenamento ficam em São Pedro da Aldeia. A pesca está proibida por conta do período de defeso.

 

Um homem foi preso em flagrante e 80 caixas, com o total de uma tonelada de camarão, foram apreendidas pela Polícia Federal na “Operação Arrasto”, que acontece em São Pedro da Aldeia nesta quinta-feira (18) para coibir a pesca ilegal durante o período de defeso na Lagoa de Araruama, Região dos Lagos do Rio.

Operação Arrasto, em São Pedro da Aldeia, coibe pesca ilegal — Foto: Alcimar Costa/ Inter TV

O produto apreendido está sendo distribuído em ONGs. O objetivo é cumprir sete mandados de busca e apreensão.

A investigação da PF em conjunto com o Ministério Público Federal durou cerca de seis meses e comprovou a prática da pesca ilegal, que causa grande impacto na população de camarões, podendo levar à extinção da espécie no local.

Camarão será distribuído em ONGs — Foto: Leando Mitidieri

“Nossa investigação começou a partir de denúncias feitas pela fiscalização da Guarda Municipal e também de movimentos que nos ajudam a controlar quem está fazendo essa pesca ilegal”, disse o procurador da República, Leandro Mitidieri.

O defeso total tem o objetivo de preservar o período de reprodução das espécies. A medida é válida nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Envolvidos poderão responder por crime ambiental e organização criminosa — Foto: Alcimar Costa/ Inter TV

Segundo o Ministério Público Federal, as pessoas envolvidas poderão responder por crime ambiental e organização criminosa, caso sejam condenadas.

A pesca está proibida durante três meses, entre o dia 1º de agosto e 31 de outubro, na Lagoa de Araruama, maior complexo lagunar de água salgada do mundo.

PF recebeu denúncias de onde estaria armazenado o produto em São Pedro da Aldeia — Foto: Leandro Mitidieri

Os trabalhadores que dependem da atividade e são cadastrados no Ministério da Pesca e Agricultura recebem o seguro-defeso. O benefício no valor de um salário mínimo por mês é liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte G1/Inter TV





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *