São Pedro da Aldeia participa de Encontro Estadual de Gestores de Cultura

O secretário de Cultura, Thiago Marques, marcou presença no evento promovido pelo Governo do Estado 

Representando o município de São Pedro da Aldeia, o secretário e a diretora municipais de Cultura, Thiago Marques e Giselle Lima, participaram do II Encontro Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Sesc Alpina, em Teresópolis, com o objetivo de promover a troca de experiências e o debate de políticas públicas entre representantes das cidades fluminenses.

A programação, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), incluiu mesas de debates, reuniões setorizadas por região, apresentações artísticas e prestação de contas dos investimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado direcionados ao setor cultural nos municípios do Rio.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a participação no evento. “A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor cultural de São Pedro da Aldeia, especialmente nesse contexto de retomada das atividades culturais. Temos buscado, cada vez mais, estreitar essas relações, intermediar a execução dos projetos do Estado e conhecer as políticas públicas culturais que estão em andamento, que beneficiam os nossos artistas e agentes culturais”, disse.

Durante as reuniões setoriais, dois representantes de cada uma das dez regiões do estado foram escolhidos para participarem da eleição da nova mesa diretora do Fórum de Secretários de Cultura, biênio 2023-24. Na Baixada Litorânea, Thiago Marques foi um dos gestores escolhidos para o pleito.

Ao longo do dia, os gestores municipais receberam orientações sobre a Lei Aldir Blanc (LAB) e Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com rodadas de perguntas. Através da LIC, 94 projetos de diferentes segmentos foram patrocinados no último ano, somando investimento de quase R$ 140 milhões. Deste valor, 32% foi destinado para a capital e 68% ao interior.

Presente no evento, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltou a importância da integração com os gestores das cidades. “É através do diálogo que vamos conseguir descentralizar os recursos da pasta, alcançando cada vez mais o interior”, disse.


ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Divulgação | Leonardo Ferraz (Secec-RJ)

No dia do padroeiro, fé em Pedro e tradições religiosas evidenciam identidade aldeense

Feriado do padroeiro é comemorado com festividades em São Pedro da Aldeia

As festividades em homenagem ao santo padroeiro de São Pedro da Aldeia prometem animar o feriado nesta quarta-feira (29). Além das missas e novenas, será realizada a tradicional procissão marítima em celebração ao protetor dos pescadores, seguida pela procissão terrestre. À noite, a população pode se deliciar com barraquinhas de petiscos.
Covid-19: 4ª dose está disponível para todos os aldeenses de 40 anos ou mais

Covid-19: 4ª dose está disponível para todos os aldeenses de 40 anos ou mais

A quarta dose (D4) da vacina contra a Covid-19 já está disponível para todos os cidadãos de 40 anos ou mais em São Pedro da Aldeia. O intervalo necessário é de quatro meses após a D3. A vacinação é realizada das 8h às 12h, nas unidades de saúde da cidade. A partir desta segunda-feira (27), os idosos também podem procurar o São Pedro Esporte Clube (SPEC), no Centro, para se imunizarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *