São Pedro da Aldeia participa do lançamento do Programa Saúde Fiscal do MPRJ

São Pedro da Aldeia participa do lançamento do Programa Saúde Fiscal do MPRJ

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Projeto visa aprimorar a administração fazendária dos municípios do estado

A Secretaria de Fazenda de São Pedro da Aldeia participou, na quarta-feira (22), do lançamento do Programa Saúde Fiscal do Ministério Público do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo garantir a eficiência arrecadatória para promoção de políticas públicas e aprimorar a administração fazendária dos municípios. O seminário reuniu representantes de prefeituras, câmaras municipais e servidores públicos.   


O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, esteve presente junto à equipe da procuradoria fazendária aldeense. “O objetivo é incrementar os recursos próprios, combater a sonegação fiscal e reduzir a dependência das verbas da União e do Estado. Com isso, o município garante o financiamento das políticas públicas. Nossa gestão municipal foi elogiada pela Associação dos Fiscais. Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, apenas 14 possuem arrecadação própria superior a 25% de suas receitas totais e São Pedro da Aldeia está em 18º lugar, então estamos avançando para fazer parte do primeiro grupo o quanto antes. Implementamos diversas ferramentas inovadoras no município e trabalhamos com inteligência fiscal. Estamos no caminho certo”, apontou.
Foram abordados os temas “Potencial arrecadatório de receitas próprias municipais” e “Estratégias para aperfeiçoamento das administrações municipais”. Sendo este último apresentando as experiências dos municípios de Teresópolis e São Gonçalo, que tiveram impactos positivos e aumento da arrecadação. Durante o evento, o MPRJ e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) firmaram um convênio de cooperação mútua em ações relacionadas ao controle e à fiscalização para aperfeiçoar a administração das receitas tributárias municipais. Também estiveram presentes no congresso, a assessora especial jurídica da dívida ativa, Mariana Cordeiro, e os fiscais Felipe Ribeiro e Phelipe Amorim. Programa Saúde Fiscal do MPRJ
Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, o programa pretende incentivar o aperfeiçoamento da administração fazendária, promovendo, assim, justiça fiscal e garantindo o financiamento de políticas públicas. O programa é aberto a todos os municípios, que devem aderir por meio de termo de ajustamento de conduta.O projeto é de autoria do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos ilícitos contra a Ordem Tributária (GAESF/MPRJ) e conta com o auxílio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania/MPRJ), assim como com o apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. 

ASCOM/PMSPA


Texto: Aline Torres Guimarães
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *